Eu + Você = +4

Pensando sobre pessoas e ligações entre todos a alguns dias atras, eu queria chegar a um tipo de conclusão sobre, como seriam a ligações entre todos nós. E Então pesquisando sobre o assunto achei a "TEORIA DOS 6 GRAUS DE SEPARAÇÂO"

A teoria dos seis graus de separação diz que todas as pessoas no mundo podem ser conectadas a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco intermediários. Pesquisas mostram que essa teoria pode ajudar a nos esclarecer quanto a epidemias, modas culturais, comportamento dos mercados de ações e organizações que sobrevivem a mudanças, essa teoria prova o quanto o mundo é pequeno. Essa teoria tambem é provada pelo uso das redes de relacionamento, como o Orkut, o Orkut mostra quando uma pessoa conhece a outra, alguns estudiosos do fenômeno dizem que o Orkut serve apenas para isso: provar que essa teoria é verdadeira.

A partir de um estudo científico, criou-se o mito de que, no mundo, são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. No estudo, feito nos Estados Unidos, buscou-se, através do envio de cartas, identificar o números de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.

A popularidade da crença no fato de que o número máximo de passos entre duas pessoas é 6 (seis) gerou, em 1990, uma peça de nome "Six Degrees of Separation", de John Guare.
Um resultado interessante pode ser visto num jogo para a Internet denominado Oráculo de Bacon (The Oracle of Bacon). O jogo, criado por Brett Tjaden, um cientista da computação da Universidade de Virgínia, e mantido, atualmente, por Patrick Reynolds mostra como um ator, no caso Kevin Bacon, se relaciona com os demais artistas, sejam de filmes americanos ou não. Para exemplificar, a atriz Fernanda Montenegro tem um número Bacon de 3, obtido da seguinte forma: ela atuou em Joana Francesa (1973) com Jeanne Moreau; esta atuou com Eli Wallach em The Victors (1963) e, finalmente, este atuou com Kevin Bacon em Mystic River (2003). Já Carmem Miranda tem um número de Bacon de 2 e Mazzaropi, 3. Pode-se, também calcular a distância geodésica entre quaisquer pares de atores. Assim entre Fernanda Montenegro e Carmem Miranda, a distância é de 2 porque Fernanda Montenegro atuou em Mãos Sangrentas (1955) com Heloisa Helena, que por sua vez atuou em Alo Alo Carnaval (1936) com Carmem Miranda.

Os estudos sobre grau de separação incluem-se entre os modernos estudos de análise de redes sociais. Várias pesquisas vem sendo feitas, como por exemplo, na identificação da estrutura das redes de colaboração de cientistas, redes de cooperação e de transmissão de doenças, e redes de páginas e sítios na Web. Uma iniciativa de pesquisa recente no Brasil inclui a análise de redes de co-autoria dos pesquisadores de Ciência da Informação, denominada Rede CI.
E falando nisso, observações importantes sobre o OKUT.

O sistema possui atualmente mais de vinte milhões ( 21.379.542 ) de usuários cadastrados.
O Brasil é o país com o maior número de membros, superando inclusíve os EUA. Aproximadamente 70,81% dos usuários do sistema, aproximadamente 13.000.000 de usuários, são brasileiros. Na verdade esse número não apresenta muita exatidão, já que muitos membros criam mais de um perfil por usuário, ou declaram residir em outros países, graças a um hoax pregando que se você declarasse ser de um outro país que não fosse Brasil o sistema ficaria mais rápido e erros e bug iriam diminuir, isso acabou sendo provado mentira, pois a alocação de banda é feita por endereço IP, e a lentidão no sistema acontecia somente em horários de pico).
Os EUA são o segundo país com o maior número de membros, possuindo uma fatia de aproximadamente 11,90%, o que equivale a cerca de 2.000.000 usuários.
De entre os EUA, o estado que mais participa é a Califórnia, com cerca de 21,67%, seguido por Nova Iorque com 9,31% e Flórida com 8,10%.
As pessoas mais jovens têm mais interesse no orkut.
Aproximadamente 58,47% são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Porém esse número não é real, pois pessoas menores de 18 anos também participam da rede, colocando idades incorretas, ou mesmo nem pondo a data do nascimento e as pessoas de 26 a 30 anos tem o segundo colocado em participação de idades com 14,31%, (este número apresenta maior exatidão).
Os interesses ao se cadastrar na rede são inúmeras, porém 80,99% estão participando para fazer novos e encontrar os velhos amigos e em segundo lugar estão aqueles que procuram parceiros de atividades com 27,19%. Em média, a cada 10 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no orkut por meio de convites enviados por email.

E agora terminando com uma frase humorizada por uma comediante muito talentosa...

...Vem cá, eu te conheço?

3 comentários:

  1. aew bro...muito bom seu blog, os assuntos abordados são ótimus...
    sorte, paz e amor pra vc...

    c cuida
    abraçu

    ResponderExcluir
  2. não conhece não! mas adorei o texto e o blog especialmente o jogo da véia!! uhauhauha

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha lido sobre essa teoria, é simplesmente incrível.

    Ótimo post, bem informativo!

    Abraços!

    ResponderExcluir