Amor, Amizade e Sabedoria.

Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philia - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) a um nível geral, abstrato ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade.

As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por uma determinado grupo ou determinada relação humana.

A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquitações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano.

Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências"

A palavra "filosofia" resulta da união de outras duas palavras: "philia" (φιλία), que significa "amizade", "amor fraterno" (não no sentido erótico) e respeito entre os iguais e "sophia" (σοφία), que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído". Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a criação da palavra. Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
O assunto é bem extenso mais, acho que tudo isso seria apenas para explicar o porque filosofamos tanto na nossa vida, e o que isso realmente significa para nós. Como adoramos filosofar com frases feitas, aqui vai uma favortia minha "Penso, logo existo e insisto" (minha adaptação a frase).

Me diga quando você começa a filosofar, ou qual frase você costuma dizer a si ou a outros?

Foto por Carlos Paes / 1000 Imagens

Mais sobre filosofia? utilize o buscador do blog * by Google

5 comentários:

  1. “‘Fé’ significa não querer saber o que é a verdade.” Nietzsche

    ResponderExcluir
  2. eu amo filosofia mewwwwwwwwwwwwwwwwww

    amei esse post em particular

    uma frase que eu vivo dizendo?!
    "o que é?"

    a tal da metafisica me encuca
    Oo

    bjo

    ResponderExcluir
  3. caramba, filosofar é comigo mesmo! hahahahaha
    eu gosto de ficar viajando nas coisas ^^
    saudade de vc!
    passa lá no meu que tem um post enorme! >_<

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, é bom filosofar.

    Não lembro de uma frase que eu costume dizer quando filosofo, é mais um sentimento de estufar o peito que geralmente acontece.

    ResponderExcluir
  5. É... Filosofia é tdo mesmo... e em que consiste filosofar??? simplesmente em pensar o pensamento... isso é refletir, isso é filosofar... ótimo texto!!!

    ResponderExcluir