Com um gosto de maçã.

Em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida. Quando consciente, o desejo é uma atitude mental que acompanha a representação do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. Enquanto elemento apetitivo, o desejo se distingue da necessidade fisiológica ou psicológica que o acompanha por ser o elemento afetivo do respectivo estado fisiológico ou psicológico.

Tradicionalmente, o desejo pressupõe carência, indigência. Um ser que não caressesse de nada não desejaria nada, seria um ser perfeito, um deus. Por isso Platão e os filósofos cristãos tomam o desejo como uma característica de seres finitos e imperfeitos. E também os filósofos viram o Bem como o objeto do desejo. Atualmente isso é questionado.

"O desejo não é sempre ou talvez nem mesmo freqüentemente do Bem ou do Racional, como os filósofos têm freqüentemente compreendido essas noções."

O desejo é um tipo de sentimento. Isso significa que ele faz parte do sujeito, agente ou pessoa, sem fazer parte do mundo, a não ser na medida em que a pessoa faz parte do mundo. O desejo é uma atitude mental do sujeito em relação ao mundo (ver abaixo a seção 'Epistemologia'). É subjetivo, não objetivo. Isso também significa que temos acesso imediato e não-inferencial ao mesmo. Ainda assim, estamos sujeitos ao auto-engano e outras falhas relacionadas ao autoconhecimento na exteriorização dos nossos desejos.

Mas claro que é mais complexo que isso, ou não... Isso decorre da variante do pensamento da pessoa. Mas desejos é tudo aquilo que queremos de toda mente ou coração, mas geralmente não é maior que a pessoa, ou seja, quem decido se será realizado é apenas você.E agora serei um pouco curioso e perguntarei a ti;

Me diga um dos seus maiores desejos!?

foto por Pedro da Costa Pereira / 1000 Imagens

5 comentários:

  1. ahhhh atualmente meu desejo maior é passar no vestibular!
    e se tudo der certo eu vou sim ^^

    ResponderExcluir
  2. Um empreguinho bacana seria bom!!!!
    Na verdade desejo tanta coisa...rs
    Trabalhar, casar, filhos, carreira, cachorros, amigos... todas essas coisas e mais outras! :)

    ResponderExcluir
  3. hehe
    Lembrei de beleza americana...
    é um dos meus filmes favoritos...

    ResponderExcluir
  4. Realmente a foto também me lembrou Beleza Americana=)
    Gostei do texto, bem fundamentado, como tudo que vc escreve.
    E quanto ao meu desejo, não o único, mas um grande e forte: escrever um livro!
    BeiJos

    ResponderExcluir