"It's only Rock And Roll but i liked"

Rock and roll (também escrito rock'n'roll) é um gênero da música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-gêneros no que hoje é definido simplesmente como "rock". Conseqüentemente, a palavra "rock and roll" hoje em dia serve a significados distintos: para definir o rock tradicional estilo anos 50, o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Do final da década de 50 até meados dos anos 90 o rock foi provavelmente o estilo musical mais popular no mundo ocidental.

Os instrumentos mais comuns no rock'n'roll são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria, e muitas vezes um piano ou teclado. No começo o principal instrumento era o saxofone, que foi substituído pela guitarra no final dos anos 50.

Resumidamente é uma combinação de elementos blues, boogie-woogie, jazz e rhythm and blues. Até os anos 50 era feito predominantemente por negros norte-americanos. Foi necessário criar um novo termo - rock'n'roll - e acrescentar o estilo country'n'western para despistar a sociedade branca e racista. O rock surge em meados de 1954 no sul dos Estados Unidos, quando um cantor branco com possante voz de negro entra num estúdio em Memphis chamado Sun Records para gravar acompanhado de um baixo, bateria e guitarra, que até hoje é a formação básica de uma banda de rock. O cantor era Elvis Presley e "That´s Alright, Mama" foi uma das músicas gravadas. Reza a lenda que alguém do estúdio perguntou com quem que Elvis se parecia e ele respondeu que não se parecia com ninguém. Outros elegem Chuck Berry ou até Bill Haley & His Comets como os inventores do rock. Mas isso não é provado, nunca saberemos quem foi a primeira banda de rock. A única certeza é que Elvis popularizou o rock e o tornou mais sexy, Bill Haley & His Comets foram uma das primeiras bandas de rock e Chuck Berry foi a base para todos os grandes guitarristas. Outros nomes importantes: B.B. King, Jerry Lee Lewis e Little Richard.

Mas rock é muito mais, é um sentimento, um sexto sentido, quem ama sabe o que eu digo.

Agora me conte, qual foi o primeiro rock que você ouviu?

foto por GOOGLE IMAGEM

Quer mais?

TV ROCK -- >> A primeira TV da internet exclusivamente sobre ROCK

3 comentários:

  1. Fala cara... ta legal o blog...
    tô lendo alguns textos seu e ta bem legal...

    há achei o teu blog na comu do orkut... estava analizando ele...

    ResponderExcluir
  2. Rock é gostoso, é uma baladinha gostosa de ouvir!!!

    Não sei o primeiro que ouvi, mas deve ter sido dos Beatles!

    ResponderExcluir
  3. Cara... fazia tempo que eu ñ comentava aqui... mas esse do Rock eu ñ poderia deixar passar né!!!

    Rock é muito mais que um estilo musical... Rock é atitude... por isso que essas bandinhas novas... cheias de modinhas ñ me empolgam... prefiro os velhos que faziam música com mais amor e vontade!!! hj é tdo muito comercial... vlw!!!

    ResponderExcluir