psyché

Psicopata, ou personalidade psicópata o psicopática, (do grego psyché, alma + path, r. de páscho, sofro) designa 'enfermo da psique' ou doente mental, sendo no entanto, esta, uma definição disputada por outros pontos de vista.

Em obras francesas do século XX, o termo psicopata passou a ser utilizado como sinónimo de psicótico. Alguns estudos psicológicos mais recentes apontam para a controversia; segundo alguns autores, os individuos psicopatas são perversos, mesmo que os indicios nosológicos tenham tendência a mostrar que os chamados psicopatas possa ser personalidades psicóticas de tipo borderline.

Segundo a teoria pela qual uma pessoa psicopata é uma pessoa perversa, supõe-se que nesta classe de doença, o doente é um sujeito que se mantém a par da realidade mas que carece de Superego. Isto faz com que a pessoa psicopata possa cometer actos criminosos sem sentir culpa.

A noção cada vez mais reforçada de que as personalidades psicopatas são psicóticas, enquadra-as dentro das personalidades borderline. Não obstante, as pessoas psicopatas têm condutas criminais sem nenhum sentimento de culpa, mantendo plena consciência dos seus crimes ou das suas intenções criminais.

Uma personalidade psicopata não se restringe ao assassino em série. Um psicopata pode ser uma pessoa simpática e de expressões sensatas que, não obstante, não vacila ao cometer um crime quando lhe convém e, tal como explicado acima, fá-lo sem sentir culpa pela sua ação.


Agora me diga, algumas situações que você acha que seria meio psicopata!?

foto por Bruno Coelho / 1000 Imagens

5 comentários:

  1. muito interessante o texto!!
    situações?
    acho que não penso em nada porque ainda não passei por nenhuma...
    vou até pensar nisso!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. qdo vejo alguém maltratando animais, idosos e crianças.

    ResponderExcluir
  3. Psicopata é a Srta. Suzane Richtofen... rs

    Mas sério, quase tenho um surto perto do meu sogro, quando ele começa com suas teorias exóticas.. rs

    ResponderExcluir
  4. oi juliu!
    ja faz tempo q venho aqui...ihihih

    mas nao to conseguindo achar os poemas, adoraria lê-los!!

    vc sabe q ta linkado ao meu né?
    bjo.

    ResponderExcluir
  5. uma vez eu fiz um teste que fazem com psicopatas e deu que eu penso que nem um psicopata o.O
    eu tenho medo de mim mesma hahaha

    concordo com a de baixo ae... aquela suzane sim é que é ¬¬ e aposto que ela nem vai pegar tantos anos de cadeia... sacanagem meo! ¬¬

    ResponderExcluir