Saudades de um alguem.

Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente acompanhado de um desejo de revê-lo ou possui-lo. Uma única palavra para designar todas as nuanças desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". No fado e na música popular, a saudade e a partida são temas constantes.

Ou seja o interessante, é que saudamos todas as pessoas, lugares ou momentos, (bons) que passamos. Ou talvez nem são todos bons, mas o que precisa ficar expecificado é que saudamos a tudo que nos passou, agradeçamos o que se foi, aprendemos e seguimos em frente.

Pode-se sentir saudade de muita coisa:

de alguém falecido.
de alguém que amamos e está longe ou ausente.
de um amigo querido.
de alguém ou
de animais de estimação que não vemos há imenso tempo.
de alguém que não conversamos há muito tempo.
de lugares.
de comida.
de situações.
de tudo que se foi.

A expressão "matar a saudade" é usada para designar o desaparecimento (mesmo temporário) desse sentimento. É possível "matar a saudade", e. g., relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe etc.

A saudade não é uma coisa ruim por assim dizer, é o nosso passado que se mostra presente quando mais precisamos dele, para nos mostrar o que esquecemos que já aprendemos, então é um modo da vida nos dizer "Por isso você ja passou, entao siga em frente..."

A saudade pode gerar sentimento de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria. Claro que sabemos que é mais que isso. Saudade como ja disse pode ser boa ou ruim, mas o que interessa no final foram as boas lembraças de tudo que se foi, e esperar novas que estão por vir. Eu tenho saudades de muitas coisas, pessoas, lugares... enfim , mas gostaria de saber de você:

Do que mais sente saudades?

foto por Alfredo Ventura de Sousa / 1000 Imagens

(sobre a foto :: Palavras do autor... "Na praça pública perguntei quem era e ele respondeu que era um vagabundo. Expliquei-lhe que tínhamos algo em comum, pedi-lhe, e fotografei-o." Nota: É. Às vezes a gente sente e fica meio nostálgico. O "vagabundo", como a sí próprio se definiu, já esteve na galeria do 1000i nesta mesma versão em que o trabalhei em 1º lugar.Tirei-o do site, como tirei outras nas mesmas condições, para poder colocar novas fotos dado o tecto máximo de que dispomos.Decidi agora recolocá-lo por questões sentimentais relativamente a este sítio, onde muito aprendi observando, e não p)odendo sujeitá-lo de novo a concurso para não violar a regra do anonimato pareceu-me contudo que ficaria bem aqui de novo embora na minha galeria.)

8 comentários:

  1. ótimo texto sobre o assunto!!!

    deixa eu ver...
    sinto saudades:
    da minha avó que ja morreu.
    da minha infancia.
    do meu amor que está longe
    do meu gato Zitto que fugiu e quero q ele volte, pois sinto falta do ronronar dele e de ve-lo deitado em cima do monitor do computador!
    do meu amor que está longe!

    ResponderExcluir
  2. Caramba... eu fico alguns dias sem vir por aqui... e qdo volto... só boas surpresas!!! hehe... tá cada dia melhor isso aqui... excelentes posts!!!

    Saudades??? hum... sou meio saudosista... então já viu né!!! hehe

    ResponderExcluir
  3. Saudades?

    Dos momentos bons, de pessoas que não vejo há muito tempo, saudades até do que não vivi... :)

    ResponderExcluir
  4. e quem não morre de saudades hein? sinto saudade até de quem eu nem conheci hahahaha :)
    é um sentimento bom, qdo bem administrado ^^

    ResponderExcluir
  5. aew mtu bom o blog do brow ai...
    escreve mtu bem...
    e esse textu sobre saudade, mtu interessante e verdadeiro...

    abraçus brow
    c cuida

    ResponderExcluir
  6. Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu saudades...
    Belo texto Ju!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. sinto saudades de meu pai falecido, apesar q nao tivemos tempo pra falar tudo, a gente deixar passar tanto tempo pra dizer algo, e ai qd chega a hora de dizer ai ´é tarde demais...

    ResponderExcluir
  8. Nunca deixe pra depois o que ser dito agora, pq amanha pode nao dar mais tempo, amanha é tarde demais, digo isso por sei como foi em minha vida, hoje sou triste por isso, por deixar o tempo passar..........

    ResponderExcluir