...um pouco de bossa.


A bossa nova é um movimento da música popular brasileira criado por João Gilberto, revelado em 1958 e popularizado internacionalmente em 1963, pelo seu proprio criador, assim como tambem por Antonio Carlos Jobim, Astrud Gilberto, Roberto Menescal e Stan Getz. No final da década de 1950 e início da década de 1960, surgiu no Rio de Janeiro um dos mais importantes movimentos da música popular do Brasil: a bossa nova.

Criada pelo violonista e cantor baiano João Gilberto, a bossa nova foi revelada em disco pela primeira vez através do 78 R.P.M. intitulado "Chega de Saudade" (1958), que foi, aliás, a primeira gravação "solo" de João Gilberto. Pouco após, o LP com o mesmo título foi lançado (1959), com enorme sucesso. Muitas das músicas contidas no LP, assim também como os arranjos, foram escritos por Antônio Carlos Jobim, que já era na época um compositor relativamente conhecido e admirado, e que tornou-se, dai em diante, extremamente famoso.
Tendo João Gilberto como "guru", a bossa nova adquiriu uma "seita" entre jovens músicos e fãs entusiastas (compostos principalmente de estudantes universitários). O Grupo Universitário Hebraico do Brasil promoveu vários espetáculos de bossa nova conduzidos em universidades, dos quais destaca-se o show em 1960 na Faculdade de Arquitetura do Rio de Janeiro, onde pela primeira vez apresentou-se ao público Nara Leão e Astrud Gilberto, que cantou um dueto da composição "Brigas Nunca Mais" (Antônio Carlos Jobim & Vinícius de Moraes) com o seu (então) marido, João Gilberto.
Vários críticos de música reconheceram na bossa nova uma influência do "Cool Jazz", fator apreciado por muitos, mas rejeitado por outros que criticaram a bossa nova por ela romper com raizes e tradições pré-estabelecidas da música brasileira. Com o passar dos anos, a bossa nova que no Brasil era inicialmente considerada música de "elite" (cultural), foi tornando-se cada vez mais popular com o público brasileiro, em geral.

Em 1963 foi o lançado o disco de Stan Getz e João Gilberto intitulado "Getz/Gilberto", considerado por críticos mundialmente como um disco musicalmente histórico. Popularizado pelo 78 R.P.M. "The Girl from Ipanema" (cantado por Astrud Gilberto), o album propalou o sucesso da bossa nova mundialmente.
A importância da bossa nova como um momento de transformação da música popular brasileira e mundial é gigantesca e óbvia, seja ela apresentada em seu conceito original, ou em forma de influências musicais sutís
  • Alguma preferência?

Foto por ::: Miguel Morais / 1000 Imagens®

Um comentário:

  1. Poxa cara que post legal, estou passeando aqui.. viu queria te convidar a conhecer meu blog o Ecos em www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Aquele abraço meu velho...

    ResponderExcluir