HappyHour - Ed. Urgente 05/12/2006


Boletim HappyHour Urgente

Pane em comunicação suspende vôos e amplia espera em aeroportos.

LÍVIA MARRA
editora de Cotidiano da Folha Online
ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Uma falha nas freqüências de rádio do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) deixou controladores sem comunicação com pilotos, chegou a suspender temporariamente decolagens a partir de Brasília e causa atrasos nos principais aeroportos do país, nesta terça-feira.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que ocorreram duas paradas no sistema: às 9h45, com duração de 45 minutos, e por volta das 12h50. Controladores e pilotos ficaram comunicação até as 15h30, o que causou transtornos em um efeito bola-de-neve nos terminais. As causas da pane não foram confirmadas. A Aeronáutica diz que uma sindicância será aberta para apurar os motivos.

Controladores ouvidos pela Folha Online atribuem os problemas à precariedade dos equipamentos e afirmam que, por volta das 13h30, aproximadamente 35 aviões voavam sem controle.

Relataram, ainda, que um avião estava fora da rota, o que poderia resultar em acidente. Segundo um controlador, foi usada uma freqüência alternativa para entrar em contato com a aeronave. Ele afirmou que a categoria está emocionalmente abalada e que o fato agravou a tensão no trabalho.

Leia mais no FolhaOnline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário