Julio Moraes Entrevista Sampson Moreira


----------Continuando com a nova temporada de entrevista eu, Julio Moraes, sempre procurando os blogueiros que fazem uma diferença no mundo blogueiro, às vezes sempre com muitas visitas outras nem tanto, o importante é gostar de blogar, e demonstrar isto sempre de uma maneira diferente. Lembre-se o projeto existe para demonstrar a diferença entre apenas blogar, e blogar e gostar do que faz.

----------Nosso entrevistado de hoje é um blogueiro que esta famoso por sua inovação e renovação. Sampson Moreira criador do blog InovaVOX passa pelo pub e deixa marcado sua presença com simpatia e conhecimento vasto do mundo blogueiro, mostrando o seu lado cativante descobrimos algumas coisas interessantes, e outros detalhes que todo blogueiro que visita o inovaVOX sempre quis saber, mas não tinha a oportunidade de perguntar.

----------Vale lembrar que o blog é aberto ao publico e por isto passamos de blogueiros tradicionais a inovadores, então cuide bem do espaço, o local de comentário poderá ser aberto a perguntas durante toda a vida útil do blog, o blogueiro entrevistado poderá responder ou não, o importante é participar e entender mais sobre o que é blog no Brasil, open bar a todos hoje, relaxe e divirta-se.

Nome: Sampson Moreira
GPS: Recife-PE
Trabalho: Designer Freelancer
Blog: inovaVOX.com
Assunto: Variedades
Layout: Design de minha autoria, utilizando um tema chamado cms2

Julio Moraes: Por que blog?

Sampsons Moreira: O blog é mais fácil de se administrar e é um tipo de site que está em pleno crescimento. A ferramenta Wordpress é sensacional e permite uma liberdade muito grande para manter o conteúdo sempre atualizado.

JM: Em seu blog você diz que já foi padeiro, vendedor de feira, jornaleiro, corretor de imóveis, hoteleiro, artista plástico, pescador, vendedor de bíblia, vendedor de móveis para banheiro e empresário, de onde nasceu a idéia de ser um blogueiro?


SM: De tudo isso aí eu só não vendi bíblias e móveis para banheiro, o resto fiz um pouquinho de cada. Ser blogueiro aconteceu por acaso. Eu trabalhava com desenvolvimento de websites havia bastante tempo, então surgiu um cliente: Sem Meias Palavras. Eu atualizava o blog e com o tempo senti necessidade de criar um para mim. Valeu a pena. Gosto muito da brincadeira.

JM: A quanto tempo já existe o blog?

SM: No dia 4 de Março de 2008 o inovaVOX.com irá completar um ano de existência. É um blog muito novo.

JM: Conte um pouco sobre as parcerias e projetos que estão em paralelo com o blog.

SM: Nada de especial. Paralelamente ao blog estou apenas fazendo meu trabalho como freelancer em design, estudando para concursos e cuidando de assuntos pessoais.

JM: Apesar do pouco tempo de blog, o sucesso veio rapidamente, primeiro pelo layout inovador para blogs, e após isto um projeto chamado BLOGURINHAS, conte um pouco sobre o projeto.

SM: Obrigado por chamar meu layout de inovador, porém não penso que seja assim. Existem, e já existiam, centenas de blogs com layouts de arrancar suspiros. O meu é apenas bem cuidado. Me divirto brincando de "designer". Quanto ao Blogurinhas, apenas entrei na onda do que chamam de BlogHits, fiz um trabalho do tipo que gosto de fazer e cataloguei os blogs por onde eu andava. Foi um sucesso! Pretendo continuar com o Blogurinhas com uma Edição 2008. Talvez duas, irei decidir.

JM: Você acredita que o Bloguirinhas poderá evoluir a outras idéias como por exemplo uma versão impressa?

SM: Pode até ser, mas eu não penso nisso. Por enquanto a evolução do Blogurinhas será apenas quando ao design e conteúdo.

JM: Quantas vezes você posta ao dia?

SM: No começo do blog eram de 3 a 5 vezes ao dia. Porém, com o nascimento de minha filha, o ritmo caiu. Posto uma vez (as vezes acontece de ter mais posts) ao dia e tem dias que não posto. Porém pretendo manter o blog atualizado pelo menos com um post diário. É uma questão de organização pessoal.

JM: Você, como leitor de blogs, gosta de visitar os atualizados diariamente, semanalmente ou os esporádicos? Acredite ter alguma importância significativa em quantidade de posts para o blog?

SM: Para mim não há diferença. Utilizo o leitor de feeds, se houver atualização, eu leio. Muitas vezes nem percebo quem fica sem atualizar, ou quantos posts são feitos por dia em cada blog que leio. Mas, na minha opinião, é importante atualizar o blogs pelo menos 1 vez ao dia. Senão você cai no esquecimento. Por isso preciso me organizar (risos).

JM: No seu blog não vemos aqueles banners box para parceiros, o que você acha de parceria que apenas troca links, sem realmente haver o interesse real do blog?

SM: O inovaVOX.com já fez troca de links, isso foi no começo do blog. Passado algum tempo, percebi que não era muito bacana simplesmente trocar links sem conhecer o blog "parceiro". Um conteúdo ilegal pode ser postado lá e aí você fica lá aparecendo como parceiro daquele sujeito que você nem sabe quem é. Pode não ser uma boa propaganda, não é? Quando as pessoas me pedem para trocar links, eu visito o blog e assino o feed, fico acompanhando sempre que possível. Assim algum link espontâneo pode acabar rolando. É mais divertido e verdadeiro.

JM: Um item interessante no seu blog seria o link pesquisa e nos diga o por que de sua criação?

SM: Inseri essa pesquisa há uns dois dias, porém irei lançá-la oficialmente apenas neste segunda-feira (21). Primeiro, sempre tive vontade de conhecer melhor os visitantes do inovaVOX.com, isso pode trazer uma melhora no conteúdo, afinal o blog é de temas diversos e preciso saber o que agrada mais. Segundo, já recebi alguns e-mails de agências de publicidade solicitando o "kit de mídia" do blog. Eu tenho um, porém falta informações relativas ao perfil do visitante.

JM: Em sua opinião, blog pode trazer retorno financeiro?

SM: Sim, claro. É um trabalho de formiguinha, totalmente possível. Você pode ganhar utilizando os programas de afiliação, publicidade proveniente de agências de propaganda ou utilizando seu blog como um gancho para fazer negócios. Eu, por exemplo, conquisto novos clientes através do meu blog. Sempre tem algum novo serviço que pinta vindo de lá.

JM: Agora falando sobre termos e tendências da blogsfera, diga-me como você considera dentro de milhões de adjetivos bloguisticos: webriter, problogger, worklover, ... entre outros? Aproveite e fale o que acha dessas novas tendências blogueiras.

SM: Sinceramente eu acho que sou qualquer um desses termos. Pode me chamar como preferir, não vejo diferença entre um cara que se diz problogger e ganha muita grana e um problogger que não ganha nada. As tendências que devem ser observadas são as mudanças de formatos e estilos de blogs, a exploração de novos nichos e a melhora na qualidade dos blogs. Esses termos não importam. Bom, pelo menos é um assunto que a mim não interessa.

JM: Então digamos os blogs que Sampson Moreira gosta de ler.

SM: Para saber quais os blogs gosto de ler, basta acessar o Blogurinhas. Existem muitos outros que conheci desde aquela época, eles estarão na edição do Blogurinhas 2008, ainda sem data para lançamento.

JM: Diga o bom e o mau de ter um blog.

SM: São mais vantagens do que desvantagens. Sem dúvida o melhor de se ter um blog são as amizades. Fiz diversos amigos através do inovaVOX.com, entre leitores e outros blogueiros, alguns conheci pessoalmente e não me decepcionei, são pessoas muito especiais; melhorei um pouco a qualidade de minha redação e ganhei algum dinheiro com publicidade e novos trabalhos. O mau de se ter um blog? Acho que o maior deles é a exposição de seu nome, mas isso é inevitável e dá pra tirar de letra.

JM: Citando a exposição pessoal, diga sua opinião sobre a criação de BlogCamp's espalhados pelo pais?

SM: Eu acho sensacional. Acho que todos que levam blogs a sério deveriam participar. Eu fui ao BlogCamp-CE, que aconteceu em Fortaleza e apesar de poucas pessoas participando, os debates foram bem interessantes. Estes tipos de encontros ajudam na melhoria dos blogs e no desenvolvimento da blogosfera. É a profissionalização chegando. Na verdade, para muitos já chegou.

JM: Quais os blogs que inspiraram a criar o seu?

SM: Como falei, comecei com o inovaVOX.com após algum tempo atualizando o Sem Meias Palavras. Foi uma necessidade que senti de ter liberdade de falar de tudo o que eu eu gosto. Mas, apesar de meu conteúdo não ter semelhança com eles, Kibe Loco e Jacaré Banguela são duas grandes influências, pelo sucesso que alcançaram e pela qualidade.

JM: Qual o recado para novos blogueiros que se inspiram no InovaVOX?

SM: Além de tudo que eu já falei em uma pergunta anterior (Para se tornar um blog de sucesso e rendavel, as quais as características que um blogueiro poderia seguir?), sejam originais, mesmo quando falar de um assunto que está em todos os blogs. Blog é opinião. Se existe alguém que se inspire no inovaVOX.com para blogar, isso me deixa muito feliz. E obrigado por acompanhar meu humilde blog.

JM: Qual seu maior sonho de vida?

SM: Chegar à velhice e ver que deixei boas heranças para o mundo, meu filhos. Todo o resto que vier de bom vai ser lucro.

Papo de Pub :::

Blog: O melhor da internet

Mídia: Blog

Moda: Qualquer coisa que não me deixe nu

Leitura: Blogs e livros (ficção, não-ficção e espíritas)

Filme: Nacionais e latinos (sem preferência de títulos ou tipos)

Música: Latinas (preferencialmente o rock e o pop rock)

Internet: Imprescindível

Momento Haaaaaaaaaa :::

Quero apenas agradecer ao Julio Morais por esta oportunidade e desejar muito sucesso neste projeto e no próprio Juliu's Pub. E aos leitores deste blog, gostaria de convidá-los para conhecer o inovaVOX.com, pode ser que vocês gostem de lá. Um grande abraço.

---

----------Juliu's Pub agradece a presença de Sampson Moreira, e deixa o espaço sempre aberto para comentarios, idéias e inovações.

12 comentários:

  1. Olá Julio, otima entrevista, e parabens a volta com a entrevista. O blog esta sempre dez, abraços a você, e parabens ao Sampson Moreira por seu blog, mesmo novo, que ja é um exemplo para otimos blogs brasileiros

    até a proxima, abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Juls,

    Vim conferir a entrevista. Gostei de saber sobre o BlogCamp. A entrevista foi muito boa, com respostas bem interessantes. Só senti falta da numeração nas perguntas, pois facilita na hora de revisar algum tópico e também para comentar. Mas sei lá, você ter tido seus motivos para fazer essa modificação.

    Enfim, cada vez que chego aqui me surpreendo com a evolução no layout. Muito POWER esse Pub!

    Parabéns Juls e Sampson Moreira

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Grande Julio, parabens por mais esta entrevista, agora irei visitar o blog mais inovador da internet hehe

    abraços, sucesso. Parabens

    ResponderExcluir
  4. Ola, garoto. Só passo para comentar nas entrevistas nao é? hehe...

    Parabens a mais uma otima entrevista, alias o Sampson para ser uma pessoa que viveu e vive bastante, e entende bem o que quer e sabe usar o blog de uma maneira bacana.

    Abs, e parabens aos dois novamente.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz!! Muito bom! Gostei das respostas que dei, mas isso se deve a qualidade das perguntas que você me fez.

    Você tem muito talento, Sr. Julio. Parabéns pelo trabalho e pelo blog.

    Obrigado a todos que aqui deixaram um comentário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a entrevista!
    Tanto as perguntas quanto as respostas são muito bem boladas,
    e as dicas dadas aos bloggeiros inciantes deixam até um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, adorei a entrevista ficou muito show e acredito que seja a melhor até agora... ^^

    Alias adorei a Camila, parabens ao Sampson e muitas felicidades e saude a este bebe lindo.

    Sucesso aos dois,

    beijosss

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela entrevista... sou blogueiro e faço entrevistas em meu blog... ainda não conhecia o Julio's blog...

    Muito Bom!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, adorei a entrevista..as perguntas muito bem elaboradas...aprendi muita coisa interessante sobre blogs...vc deu um show, adorei!!!

    Ah...tbm naum posso deixar de dizer q seu blog...tá lindo d+!

    ResponderExcluir
  10. Ola Julio Moraes, deixando assinatura mais nesta entrevista, parabens e sucesso. Não esqueça de ligar para levarmos adiante o seu projeto...

    E parabens ao Sampsons, me parece ser uma otima pessoa, e um pai atencioso.

    Abs aos dois. Até Logo

    ResponderExcluir
  11. Sintonizado com o mundo, humilde, pé no chão e pai dedicado, es´te é o Sampson!!!

    Adorei a entrevista!!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente um parabens ao amigo Julio, muito bacana a pergunta, e esta complexando as perguntas ainda mais hahaha, mas ficou massa.

    Parabens tambem ao blogueir Sampson, bonito o blog e conteudo bacana, sempre uma otima escolha para o projeto, abs aos dois

    sucesso

    ResponderExcluir