Artigo - Dia do Vestibulando.

Olá a todos, gostaria de agradecer muito ao apoio e suporte de todos quanto ao meu ultimo post "Que sou eu?". Agradeço os convites e os carinhos.

Agora deixo a vocês outro lado deste quem vós escreve. Julio Moraes o jornalista. Á convite o Prof. Nicolau Marmo que é coordenador geral do Sistema Anglo de Ensino. E desde a década de 60, atua na preparação de estudantes para os principais vestibulares do país, fez um artigo exclusivamente para os vestibulandos deste ano, para toda a rede e me concedeu a permissão de postar aqui à todos os amigos que são e um dia foram estudantes, veja:

O Dia do Vestibulando - 24 de Maio de 2008

por Prof. Nicolau Marmo

Comemora-se em 24 de maio o Dia do Vestibulando, mas nem vamos comentar isso com esses estudantes. Deixemos passar despercebido, é melhor assim. Para que ficar enfatizando que no fim do ano terão de enfrentar o vestibular? Eles acordam todos os dias pensando nisso: no café da manhã, no almoço, no jantar... até sonham com isso. Eles sabem perfeitamente que não será a primeira vez que suas competências serão avaliadas e, também, não será a última. Mas temos de concordar: situação incômoda essa de ser candidato a uma vaga na universidade. VESTIBULANDO, até a palavra assusta!

Somos avaliados desde que nascemos pelos nossos pais, pelo pediatra, pelos amigos, na escola, nas competições esportivas, pelo(as) namorado(as). Mais tarde, pelo(as) esposo(as), pelos colegas de trabalho e pelo diretor da empresa na qual trabalhamos. Mas o que mais importa, na realidade, é a avaliação que fazemos de nós mesmos.

Pensando bem, o que é o vestibular? É um concurso como tantos outros: Banco do Brasil, Ministério da Fazenda etc. Como conseguir uma vaga disputada por muitos pretendentes? Disputando-a, submetendo-se às normas de um concurso - não é justo? Seria pior, muito pior mesmo, se as vagas fossem preenchidas, como acontece em certos casos, por apadrinhamento, por nomeação: “fulano de tal está nomeado para o 1º ano da Faculdade de Medicina da USP”. Que tal?

Os mais disputados vestibulares de hoje são honestos e competentes – selecionam os candidatos mais aptos a ocupar as vagas oferecidas. O que é preciso fazer então para conquistar a caga pretendida? Preparar-se adequadamente, tendo sabedoria para poder dividir o tempo entre o estudo, a preparação física (exercícios, sono, alimentação), a convivência familiar e o lazer.

As pesquisas internacionais colocam o Brasil nos últimos lugares, no que se refere à Educação. Pena que os pesquisadores não tenham conhecimento dos alunos que conseguem as vagas mais disputadas em algumas das principais universidades do país. Submetem-se a provas de oito disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia e História, com rendimento médio em torno de 75%. Vejam estas provas, senhores pesquisadores, e constatem que temos uma juventude talentosa, que nem tudo vai tão mal neste país.

Meu caro vestibulando, temos orgulho de você e vamos mudar de idéia. É justo que tenha o seu Dia, para comemorar a sua coragem e determinação de enfrentar mais esta importante competição em sua vida. No fundo, está competindo com você mesmo e mais ninguém, em busca de superar seus próprios limites.

Parabéns!

Agradeço muito ao Prof. Nicolau Marmo, e boa sorte aos que carregam o futuro de nosso país.

13 comentários:

  1. Muito bom a artigo, fez pensar ..
    Realmente o vestibular é uma das fases mais importantes e complicadas da vida, e a pressão é grande .. Todo o equilíbrio é fundamental !!


    Julio, tô promovendo uma Blogagem Coletiva Contra o Tabagismo, caso tenha interesse em participar, tem o selo e as informações na coluna do meu blog ..
    Se não puder, sem problemas, mas desde já agradeço, abração !!

    ResponderExcluir
  2. só passando pra avisar que te linkei lá no http://d--mentes.blogspot.com/

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Júlio, confesso que não conhecia este dia, mas seio quanto "sofre" um vestibulando! Assim como qualquer um que se dispõe a fazer algum tipo de concurso.
    Sorte a todos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Julio, brigadão por aderir à blogagem coletiva, já inseri seu blog na lista !!

    ResponderExcluir
  5. Mãe sofre com filho vestibulando, isso que eu sei... falta só o terceiro filho e a expectativa deixa a gente sempre apreensiva. Desconhecia que eles tinham dia dele. Merecem, né? Beijoss!

    ResponderExcluir
  6. Julio.

    Obrigada pela visita. Volte sempre.

    Elvira

    ResponderExcluir
  7. Sou vestibulanda há 4 anos. Sou revoltada. Mas vou barganhar um presente dia 24...mas que dia dá mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom texto.Menino,vc têm futuro!!!!!Vim te convidar para dar um pulinho lá no Compartilhando as Letras e conferir o novo post sobre PERDÃO!!!!!Sua visita muito me honra!!

    ResponderExcluir
  9. Julio,
    Gostei do seu blogg, muito diversificado e inteligente.
    Visite, divulgue e comente o meu:

    arteeefeito.blogspot.com.

    Está sendo feito com muito capricho. Aborda vários assuntos e visa o entretenimento.
    Quem sabe possamos ser blogueiros amigos.
    Abs,
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Vim agradecer a visita ao Tenho Dito e tecumprimentar pelo blog1
    Adorei esse do vestibulando, bem reflexivo!

    ResponderExcluir
  11. Amigo,
    Colquei uma postagem lá no Compartilhando as Letras, sobre o trabalho feito com grafite por alunos. Reformando muros e mudando todo um visual.Gostaria que desse seu parecer, ele é muito importante. Entrei no Blogsblos e adicionei seu Blog e te coloquei como fã. Notei que esse ato levanta o ranking dos nossos Blogs. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Julio,

    Muito legal você ter difundido este texto!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá =)
    O Nando já falou com vc e eu vim aqui te lembrar que é amanhã a Blogagem Coletiva sobre o Tabagismo!
    Contamos com você!
    Beijos


    NANA

    ResponderExcluir