Ao censor.

Agora vamos ao que realmente interessa, nos últimos dias, quem segue a blogsfera sabe o que aconteceu ao blog Luz de Luma, escrito por Luma Rosa. Resumindo em poucos, o blog obteve uma advertência publica pois alguém indicou o blog como um blog de conteúdo impróprio para algumas pessoas. Tudo indicado foi que um post na qual tinham fotos sobre senhoras que estavam em topless, em um movimento intitulado Top Free. Pois bem, links aqui e aqui para você entender um pouco sobre o acontecido.

Fiz questão de postar um pouco sobre a censura previamente, pois muitos censores que andam pela blogsfera se esquecem de utilizar o mesmo critério a si mesmo antes de começar a tentar "ajudar o mundo". Focalizemos na blogsfera. Algumas fotos de senhoras com seios expostos foram motivos para uma pessoa, ou varias, clicar neste botom do blogger que fica na navbar chamado "Sinalizar Blog", e sendo assim indicar e prejudicar o blog como se fosse um blog com conteúdo "sugestivo", no sentido ruim mesmo. O blog que estamos falando é um dos mais prestigiados e também com um conteudo livre a mais de cinco anos.

Quanto às fotos.

Ok, não gostar de ver senhoras seminuas, algumas pessoas poderiam não gostar ou ter opiniões tradicionalistas sobre o assunto, mas serei objetivo e direi que pessoas tradicionalistas não teriam a falta de tato de ficar, talvez, reiniciam o seu modem ou então usando um site de esconder proxys e ip's para clicar no botom de sinalização varias vezes. Seria uma pessoa politicamente objetiva e entraria em contato com o dono do blog, certo? Bom, talvez sim, talvez não. A questão aqui é o quanto uma pessoa realmente precisa mostrar ou prejudicar outra de uma maneira tão abrupta a ponto de arrecadar muitos cliques para fechar o blog quase no mesmo dia. Ódio no coração das pessoas?

Vou fazer algo então que gosto bastante, e convido você ao mesmo. Durante anos mais leio blogs que realmente posto. Vide que o pub já tem seus 3 aninhos de idade e cumpre bem o papel de apenas reportar minhas idéias e acontecimentos que eu mesmo acho interessante a qualquer pessoas que possa ler e entender o seu meio ambiente, seja selva de pedra ou a verde. Sendo assim leio, logo entendo o que acontece.

Luma comentou em seu ultimo post, sobre as supostas 10 mil verificadores deste conglo chamado Google, que supostamente verificariam o conteúdo de blogs que foram "bandeirados" pelo botom. Um clipping do post do Luz:

10.000 avaliadores humanos? Isto pode parecer grande, mas eu gostaria de saber quem reavalia esse pessoal do Google, porque com tantas internas que possuem estes avaliadores, teremos que ser nós - os consumidores google - os seus reavaliadores? Mas a minha dúvida principal é esta: - Para avaliar blogues de língua portuguesa, os avaliadores designados falam o português?

Parece-me que o que veio aqui no blogue, não lê o português. Ele somente olhou as imagens postadas e pronto! Ele acessou somente a página principal e não vasculhou mais nada.


Pois bem, 10 mil pessoas de onde? Eles resolveram o problema? Não, apenas colocaram em suposição que não teria nenhum conteúdo 'sugestivo' no Luz, pois devem ter procurado palavras ofensivas em inglês e imagens do mesmo estilo e não acharam nada.

Agora o porquê eu cito tudo isto? Simples. Como dizia ali em cima, leio mais que posto. E vejo por ai muita coisa seria sendo levada em brincadeira para status quo do próprio blogueiro, vi brincadeiras sobre pedofilia em escrita portuguesa na blogsfera e adivinha... Ninguém citou algo...

Como diria o saudoso Cazuza, agora irei disparar minha metralhadora cheia de magoas, sobre amazonas, índios, crianças, tecnologia gratuita ao povo, educação para classes menos favorecidas... e posso continuar a lista de textos que já li, usando os temas para beneficio próprio.

O blogueiro que ler isto saberá bem que se trata dele. Então reflita, estamos fazendo a coisa certa? PARA QUE CRIAR UMA MOVIMENTO DE BLOG PARA DEFENDER ALGO E LOGO DEPOIS ESQUECER E ACABAR USANDO O TEMA EM PIADAS INFAMES NO MESMO BLOG QUE DEVERIA AJUDAR?

Não entendo às vezes o ser humano. Quer censurar o mundo e não quer ser censurado. Como é fácil achar alguém para puxar o gatilho e poucos para pularem na frente da bala.

Pequim está chegando, vamos ver quantos irão levantar a bandeira da liberdade de expressão nas olimpíadas. Provavelmente a mesma pessoa que indicou o blog de Luma como inapropriado deve odiar esse tipo de ditadura mundial.

Vamos lá, hitlerianos escritores verifiquem seus próprios bunkers antes de se meter com o pais vizinho, não deu certo para Hitler, não deu certo para Napoleão e acredite, não dará a você.


Criticas sim.

Que jogue quantas pedras quiser em qualquer conteúdo que ler por ai, devem fazer isto. Mas faça de uma maneira mais democrática. O mundo literário não é feito por noveleiros ou cartunistas, é um mundo feito por pensadores assim como você e eu que utilizam um pouco do tempo desses dias corridos para falar algo que incomoda, que merece ser citado ou algo apenas bobo para dividir com amigos. Portanto muitos de nós, até mesmo os que erram, sabemos bem o que fazemos. Nunca culpe o próximo por algo que está errado em você.
Inveja?

Talvez, muitos blogueiros novos ou não, chegam a ter inveja de blogueiros que tem muitos acessos e/ou centenas de comentários. Pois bem, se uma pessoa sente inveja disto é porque realmente precisa de ajuda. Nunca usamos o blog para atrair o que falta em nossa vida pessoal, talvez alguém por ai esteja precisando de atenção, ou não.

Blogueiros mais experientes irão concordar. Quando algum blogueiro novo pede dicas, ajudamos com o maior gosto que temos. Mas paramos sempre quando chega ao ponto de... "Mas e ai, como recebo o mesmo de visitas de seu blog? E a quantidade de comentários?"... Poxa, começou a postar? Agora é contigo.

E partindo deste momento deixamos de ser Mestre e viramos Concorrência Imediata. E eles deixam de ser Aprendizes e viram Persona Non Grata. Lembrou-me até mesmo um conto sobre Mozart que meu amigo e blogueiro também, Davis disse outro dia:

Mozart, já com seus vinte e poucos anos, dava aulas de piano, e diz a lenda que um de seus alunos um dia pediu ao mestre que lhe ensinasse a fazer uma sinfonia. Mozart tentou explicar ao aluno, que antes disso, ele deveria aprender a compor obras menores e mais simples, e ir progredindo até um dia criar algo tão complexo como uma sinfonia.

O aluno ficou ofendido, dizendo que já era capaz de algo desse tipo, e soltou:

- Com oito anos você já compôs uma sinfonia!

Ao que Mozart responde:

- Sim, mas eu não precisei pedir pra alguém me mostrar como fazer.


Meu ponto é. Se sente inveja de um blog que acha que faz sucesso, reveja o histórico do mesmo e não pré-julgue, acredite nem todos nós começamos a vida de internauta nos orkuts da vida. Fazíamos amigos virtuais de uma maneira diferente que hoje, os mais sinceros ainda se mantêm em uma amizade maior e forte.

Por que, então?

Antes de qualquer coisa verifique se o botão de "bom senso" está ligado, e partindo deste principio, misturado a sinceridade, inteligência, humildade e cumplicidade para com outro ser humano, começamos a tentar ajudar um pouco este mundo que aparenta estar perdido.

A indignação não é só por causa do blog Luz de Luma obter advertência que não merece. Mas levantou uma questão mais séria. Como você acha que esta ajudando o seu mundo hoje?

Um presidente americano mata crianças, famílias e some com cidades no oriente médio e ninguém diz nada. Programas de televisão em canais abertos proliferam a promiscuidade e falta e distorção de conhecimento em 70% de sua grade e ninguém se limita a mandar um e-mail ao canal. Revistas semanais são sensacionalistas ao ponto de venderam a mesma em base apenas de teorias imaginaria sem qualquer base e fundamento cientifico, e claro, nenhum ser humano aparece para ajudar a questionar isto.

Agora me diz, Você pessoa que clicou no botom "Sinalizar Blog", qual o seu nível de importância nesta vida? O que faz dela que te da o direito de julgar e executar o mesmo, a ponto de mudar o IP varias vezes para tentar tirar um blog, que apenas mostra o que acontece em nosso mundo, "do ar"?

Me explique, o que tem de ‘ouro’ em seu bairro que você não esta se incomodando? Como funciona a perfeição da sua cidade, que te faz passar um tempo incomodando pessoas que talvez nem façam parte da sua vida cotidiana? Me diga em que pais vive, na qual te faz gastar mais tempo em esconder a verdade ao invez de gastar este mesmo tempo com trabalho voluntariado ajudando pessoas, animais, árvores ou pessoas como você mesma?


Se obtiver estas respostas prometo que não irei te criticar mais "pessoa", mas convenhamos que, se tiver algo lhe incomodando, comece por sua própria casa e não a jogue porta a fora, joga-a no lixo.

Leia as pessoas que apoiaram afetivamente a volta do Luz de Luma, e cite algo em seu blog sobre censura: Luci, Yvonne, Cilene, Cirilo, Oscar, Roy Frenkiel, Iara Alencar, Vitória e Grace,

6 comentários:

  1. Eu ja tive um blog que foi colocado como improprio, fiquei tão magoada que deletei.
    Entendo o que luma passou.
    Dou meu apoio incondicional, ano passado enviei um email criticando o uso daquela navbar, mas nao tive retorno, eu estava pensando em unirmos forças e montarmos um texto para enviar ao forum do blogger, ao help blogger ou sabe la quem, pra falar justamente sobre isso.
    A facilidade que uma pessoa tem em dizer que um blog é de conteudo improprio, eu acho que els poderiam deixar a coisa mais sistemática e mais garantida.
    um qualquer anonimo nao pode fazer isso.
    ATT
    Iara Alencar

    ResponderExcluir
  2. Acabei de sair do blog da Luma, fiquei sabendo só ontem dessa história toda pelo blog do Oscar...Acho que qualquer coisa que eu disser aqui será redundância, você foi perfeito no post.
    Sobre essa coisa de julgar os outros, eu via tantos blogs fazendo isso, até que atingiram uma parceira muito querida minha com ofensas infundadas, atacando a religião dela. Ela ficou tão triste que pensou em tirar o blog do ar. Eu conversei com ela, tudo se resolveu, e em virtude desse fato criei uma frase que deixei na minha caixa de comentários. Pelo menos antes de comentar qualquer coisa lá no Norte, as pessoas lêem a frase e espero que reflitam, pelo menos essa é a idéia.

    "Não tente entender o coração das pessoas, não tente entender atitudes ou palavras que não condizem com a sua realidade. Seja feliz com suas convicções e com a sua fé".

    Abraços e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Julio, fui na lá na Luma e vi o site de onde ela retirou as imagens .. Não vi nada de ofensivo, obsceno ou escandaloso nas fotos .. Isto sem dúvida foi fruto da inveja, é há que ser muito desocupado e invejoso mesmo para tanto ..
    Abraço !!

    ResponderExcluir
  4. No dos outros é refresco, já dizia o velho ditado. Tudo aparentemente resolvido, mas se faz mister não deixarmos esse fatídico episódio se perder no tempo e sair da memória "blogosférica". Portanto, blogagem coletiva sobre censura mais que apoiada... devida e necessária.

    Abraços, grande Julio.

    Obs: conheci seu blog mais a fundo há pouco e gostei muito do que já li nele, andando por arquivos anteriores. Linká-lo-ei para não perdê-lo de vista lá no "Simples".

    ResponderExcluir
  5. há sem querer eu sinalizei o meu proprio,
    me deu uma raiva do cão, agora eu não sei
    se crio outro e tal, pq não tem coisas obicenas nele, af,
    não tem como desmarcar isso não?
    culpa desse mouse podre, af
    desabafei*

    ResponderExcluir
  6. Prezado,

    Acabei de ter meu blog marcado como tendo conteúdo impróprio, e se trata de um blog sobre comércio exterior, que nem foto tem. Quando muito, e o tempo ajuda, algumas imagens retiradas de museus.
    Agora pergunto: fazer o quê? Tentei navegar pela ajuda do Blogger, mas nada adiantou e parece que não posso me comunicar com alguém humano.

    Se alguém puder me ajudar, agradeço.

    O blog é mercadores.blogspot.com, meu endereço mercadores@ymail.com.

    ResponderExcluir