Blogagem Política - Censura.

A Censura em evidência.

Durante toda semana postei aqui, apenas um pouco, sobre o tema censura, começando após o acontecido ao "Luz de Luma", e indicado por Luma Rosa, coloco o pub a disposição a blogagempolitica colétiva sobre o tema. Pois considerem todos os posts sobre censura parte da blogagem. Não é apenas em um dia que teremos que lutar, mas todos. Abaixo coloco exemplo do que esta acontecendo HOJE em nosso país, sobre censura, e diariamente vem acontecendo.

O que mais esta chamando atenção na internet também, é o projeto do Senador Azeredo, clique aqui para entender, e no banner abaixo para assinar a petição.

Assine a Petição


Convido a todos a participarem ainda este fim de semana a blogagem e contribua falando sobre e a censura de sua escola, bairro, cidade, estado, país. Todo tipo de revelação publica relativo a censuras má intencionadas ou não devem ser expostas a todos, se o país a democrático que aceite nossas opiniões.

A Censura de Hoje

Hoje o jornal O Globo publicou matéria sobre uma carta resultante do IV Congresso Brasileiro de Publicidade.

Segundo a matéria, o documento reforça a necessidade de denunciar e repudiar “todas as iniciativas de censura à liberdade de expressão comercial, inclusive as bem-intencionadas.”

Lembro que esta semana o OmbudsPE publicou em seu site uma denúncia sobre a veiculação irregular de propaganda de bebidas alcóolicas, nas rádios pernambucanas.

Segundo a matéria do OmbudsPE, “O estudo comprovou que a incidência de irregularidades varia de 45 segundos a 135 minutos semanais em anúncios em forma de spot, jingle e testemunhal nas seguintes rádios: JC CBN; Transamérica, Recife FM, Clube FM, 102 FM, 103 FM, Clube AM, Rádio Jornal e Rádio Olinda.”

Os resultados finais da pesquisa “PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS RÁDIOS DO RECIFE”, realizada pelo Observatório da Mídia Regional, podem ser lidos em Pdf, clicando aqui.

O professor Dr. Edgard Rebouças (coordenador do núceo de estudos ‘Observatório da mídia regional: direitos humanos, políticas e sistemas’, na UFPE), em seu excelente artigo intitulado Estratégia retórica dos “donos” da mídia como escudo ao controle social (leiam o artigo na íntegra, clicando aqui), afirma o seguinte:

“Quem tem como objetivo principal visar o lucro, somente utiliza o discurso/escudo da liberdade e da democracia, quando quer maquiar seus interesses particulares.”

O artigo mostra que existem 4 atores diretamente ligados ao setor das políticas públicas sobre comunicações: o Estado, o empresariado da mídia, a sociedade civil organizada e os intelectuais/especialistas. O artigo mostra como o empresariado da mídia atua historicamente contra o Estado e ignora completamente a sociedade civil quando o tema é regulação/regulamentação da mídia.

Pois bem, a matéria de O Globo termina da seguinte forma: “No manifesto, contra as ameaças de “cortar as asas” da publicidade, a comissão lembra que tramitam hoje no Congresso Nacional mais de 200 propostas para restringir a propaganda de bebidas, remédios, alimentos, refrigerantes, automóveis, produtos para crianças, entre outros. ‘Tem sentido isso? A publicidade não causa obesidade, alcoolismo, acidentes domésticos ou de trânsito’.”

É dessa maneira que os “donos da mídia” estão tentando atropelar a sociedade civil e mesmo o Estado brasileiro: manipulando o discurso da liberdade de expressão - claro, apenas quando lhes convém. Quando uma informação atinge negativamente os “donos da mídia”, não importa se o assunto é de interesse do povo, pois os nossos grandes veículos de comunicação sempre tratam de silenciar e omitir informações.

Como bem disse o professor Dr. Edgar Rebouças:

“Já passou da hora de a sociedade pedir de volta a imaginária procuração dada para que empresas usem um direito que pertence ao povo, ao cidadão e ao indivíduo: o direito à liberdade de expressão, e ainda o direito de terem acesso a produtos culturais, comunicacionais e informacionais de boa qualidade. Em termos de comunicações, o Brasil jamais chegou sequer perto de atingir a maturidade da democracia liberal. E, se depender dos empresários e políticos ligados ao setor, continuaremos, ainda por muitas gerações, sob a égide de uma corporocracia autoritária.”

Lula também censura. Mas nem sempre o relevante.

Todos os jornais registraram que o presidente Lula censurou as algemas no banquete Daniel Dantas.

"Para que humilhar uma pessoa, se ela se dispõe a prestar esclarecimentos e tem endereço fixo? Eu sou contra a exposição desnecessária", disse ele, cobrando "menos espetáculo" nas investigações.

Se todo figurão tivesse certeza de que seria algemado, naturalmente contaria até dez para participar de falcatruas. Se não gosta de vê-las nos pulsos dos corruptos, por que o presidente não as proíbe?

Não pode haver maior humilhação do que o seqüestro de um embaixador. Dois no Brasil sofreram essa humilhação, e dos Estados Unidos e o da Suíça, e Lula nunca deu uma palavra de condenação a esse crime. Ao contrário, um dos autores do seqüestro do embaixador americano é hoje um de seus auxiliares mais íntimos e prestigiados. Seu nome é Franklin Martins, chefe do setor de imprensa com o título de ministro. E mais: um dos beneficiários do seqüestro do embaixador foi seu querido amigo José Dirceu, que ele considerava "capitão do time" antes de ser demitido porque chefiou o escândalo do "mensalão".

Franklin Martins foi o autor do manifesto cuja publicação em rádio, jornal e televisão, foi permitida pelo governo como uma das exigências para salvar a vida do embaixador Elbrick. Essa iniciativa dos terroristas da época transformou-se numa espécie de "moda" nos dias atuais, como atuação de marginais apavorando a sociedade brasileira.

A reação do presidente não deixa de constituir uma vitória daqueles que fazem de seu governo "o mais corrupto da História", segundo expressão de um de seus ministros, o Sr. Mangabeira Unger. Com a certeza de que não serão algemados nem exibidos ao público, os corruptos tendem a aumentar suas atividades criminosas.

Com tanta coisa séria a merecer a atenção e as providências do governo, estranha-se que o presidente saia de seus cuidados para abordar mero problema policial.

Verdade ou Realidade?

A muitos anos muitos tentam nos esconder fatos e acontecimentos. Mas veja como os mesmos atribuem a própria lógica a continuar nos enganando sobre a verdade distorcida para esconder a realidade.

A qualificação da verdade implica as de real e de imaginário, de realidade e de ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural como na filosofia. Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque diz que não se pode alcançar uma certeza sobre isso.

Realidade significa a propriedade do que é real. Aquilo que é, que existe. O atributo do existente.

Ou seja, não peça somente a verdade como um suporte para entendermos o que acontece relativo a censura, mas peça também fatos, e teremos nossa realidade.

Blogs participantes:

  1. Lu Monte - Projeto de Cibercrimes - colocando os pingos nos is
  2. Via Fáctea - Bota pra lá a censura!
  3. Dirceu Santa Rosa Blog Pessoal - Dia da Blogagem Política
  4. Drops Azul Anis S - Drops na postagem coletiva “Não à censura na internet”
  5. Luz de Luma, yes party! - Blogagem Política, censura não!
  6. Luiz Martins, de tudo um pouco - Faça agora ou corra o risco de não fazer nada mais, nunca na internet
  7. Social Media (Raquel Recuero) - Sobre a democracia e as redes sociais na internet
  8. O que rola na net - Blogagem Política, quem é o Senador Eduardo Azeredo
  9. Verde que te quero verde - Blogagem Política, quem é o Senador Eduardo Azeredo
  10. Colóquio - Censura: não vivi e não quero viver
  11. :Root…Blog: - Blogagem Política
  12. Reclinada pró lado certo - Xô Censura: Blogagem Coletiva
  13. Tenho 2 ouvidos. E agora? - Last Fm : tag “o pessoal e político”
  14. Blog do João Sérgio - Pela liberdade na internet
  15. Discurso citado - Internet e democracia
  16. Working class anti-hero Censura na Internet: negócio sério
  17. S.O.B.R.E.T.U.D.O. - Nunca antes na história deste país
  18. Direito e Trabalho - Acerca da Lei Azeredo
  19. Global Voices - Brazil:Blogging against Web-Censorship
  20. Juliu’s Pub - Blogagem Política - Censura
  21. Não sou um número - Dize não a Eduardo Azeredo e outras Madames Mao
  22. Mundo Véio - Blogagem Politica Coletiva
  23. Outras frequencias - Diga não
  24. Netnos - A esperança não pode ser a única que morre
  25. Dia de folga - O Projeto de Lei de Cibercrimes (de novo) e outras coisas
  26. Elenas Notes - X\ôoô/ Censura!!
  27. Livre software - MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET BRASILEIRA
  28. Clindenblog - Blogagem Politica
  29. Blog do Tião - Quem Financiou Azeredo
  30. Blog do Tião -
    UGENTE URGENTÍSSIMO: Projeto de Azeredo pode ser aprovado em regime de urgência na Câmara!
  31. Global Voices - Brasil: Blogando Contra a Censura na Rede
  32. Richard Max - Não Gosto de falar de politica mas….
  33. Igor - Ao contrário de Caetano e Jorge Mautner, eu peço desculpas
  34. O que rola na net - Blogagem Politica, quem é o Sen.Eduardo Azeredo
  35. Netnografando - Blogagem Política
  36. Do tira-gosto ao prato principal - #blogagempolítica
  37. From Lady Rasta - De bem intencionado o inferno está cheio…Dia de blogagem política
  38. Criativo de Galochas- Diga não à censura na rede
  39. Pica Pau Brazil: NÃO à censura na rede
  40. Speed Racer Go Brazil - NÃO à censura na rede
  41. Blog Cidadão - ICitizens, o ciberativismo e a marca na história
  42. Blosque.com - Quanto vale a sua liberdade?
  43. Lusosfera - Xô, censura!
  44. Ladybug Brasil - Blogagem Política: porque lutar é preciso
  45. Instrutor de Yôga - Dia da maturidade política
  46. Sem título ainda… - Protesto Político?
  47. Jus Indignatus por Ricardo Rayol - Nunca antes na história desse país - uma blogagem coletiva
  48. Chronicles & Tales Unlimited (RED) - Blogagem Coletiva/Blogagem Política
  49. Great DJ - Cale-se, afasta de mim este cálice
  50. Pois bem… - FAIL para o Senador Azeredo e outras coisinhas mais…
  51. Algo do tipo… - Forca Feeling
  52. Brogue - Dia da blogagem política 2: Democracia - ruim com ela, pior sem ela
  53. Diana Padua - E nós, vamos ficar quietos??
  54. e-code - Internet amplifica a voz do cidadão
  55. Livros e afins - Lei e liberdade
  56. Entrevista Blogs - Blogagem Política
  57. Copiar e colar - #blogagempolitíca
  58. Dave Lucas - Around the blogosphere 19 july 08
  59. Nódoa do Universo - Politicagem digo, Blogagem Política
  60. André Lemos - Carnet de notes - Cybercrimes Brazil
  61. Brunonery.com - defender a Internet? não, obrigado.

2 comentários:

  1. Ótimos textos sobre ensura: é uma boa forma de exercitarmos a crítica em relação a um assunto tão polêmico e tão necessário (ainda) na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Alguem traduziu o texto da lei para o ingles e fez diversos comentarios... Interessante:
    http://www.nardol.org/2008/7/18/the-new-brazilian-internet-surveillance

    ResponderExcluir