BlogDay, Blogagem Coletiva e... Narguilé?

Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguilé; e é aí que mora o perigo. Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.

Começou com uma novela, logo após bares e restaurantes aderiram à onda para agradar os clientes, assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial, usualmente de com melaço - um subproduto do açúcar. Alguns dos sabores mais conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.

Ele funciona quando é aspirado via um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Esta desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Segundo o dr. Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguilé causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem devida esterilização, como já avaliado. Frise-se, aliás, que é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

Efeitos à saúde

Também conhecido como hookah nos países de língua inglesa, ou por shisha no norte da África, o narguilé pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que cinqüenta tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT.

Recentes estudos, inclusive contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguilé, que pode durar entre vinte minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros, sendo consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável; dessa forma, inala-se maior quantidade de toxinas.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode até causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguilé é evitar o uso e não aspirar a fumaça”, alerta o dr. Sérgio em bate papo com o Juliu's Pub pelo e-mail.

E você, sabe o que a juventude de hoje anda experimentando?

--

Blogagem coletiva - Voto Consciente

Clipped from Voto Cidadão é Voto Consciente -

O movimento voluntário VOTO CIDADÃO É VOTO CONSCIENTE nasceu da conversa de amigos sobre o estado lamentável de alienação em que vive a maioria do eleitorado brasileiro. Cansados de apenas nos indignarmos e das ações de “mesa de botequim”; resolvemos pôr a mão na massa e pedir a ajuda de todos que se preocupam com a mesma coisa e desejam ajudar a mudar a situação política de nosso país.

Assim, pedimos a sua ajuda para provocar o início dessa mudança. Vamos nos unir e gritar tão alto que nossas vozes não poderão ser ignoradas e se farão ouvir por toda parte.

Vamos levar, com as palavras, a importância de um eleitorado atento, vigilante e participativo para o futuro harmônico e vitorioso que nosso país merece ter.

Como fazer isso? Muito simples: Escreva um texto em seu blog sobre a importância do Voto Consciente e do Voto Cidadão para que possamos mudar a realidade nefasta que se apresenta a nossa nação sofrida e que já não agüenta mais tanta corrupção e injustiças. Publique no dia 1º de Outubro em seu próprio blog e envie a url para nós.

As regras para participar são muito simples:

a) O texto deverá ser apartidário e sem ataques pessoais de qualquer natureza.

b) Não faça denúncias ou acusações para as quais não tenha provas irrefutáveis.

c) Seja claro e passe a mensagem sobre a importância do voto consciente. Textos sobre anulação, voto em branco ou abstenção eleitoral não serão aceitos.

d) Coloque o selo de participação no movimento em seu blog, pelo menos no período compreendido entre 01/10/2008 até o final do segundo turno das eleições.

e) Ajude a divulgar o movimento e convide conhecidos e amigos para participar.

Vamos com o poder da união varrer para bem longe os sujos, os escroques, os trambiqueiros, os oportunistas e os aproveitadores que se travestem de políticos com o único intuito de nos roubar e de enriquecer a si próprios.

Vamos calar as suas vozes e impedir que repitam as vitórias que tiveram até hoje. Vamos vencer a luta porque somos muito mais fortes do que eles jamais sonharam. Unidos, seremos temidos.

E para isso, é preciso que a união e a força de cada um de nós seja esmagadora e firme em seus propósitos.

Participe dessa luta e ajude a construir um país melhor para todos nós. Precisamos de você para tornar realidade esse movimento que é apartidário e que jamais ostentará qualquer forma de monetização nessa página; sendo totalmente voluntário.

Junte-se a essa luta!

A Equipe do Voto Cidadão.

Então corre e participe desta blogagem colétiva. clica aqui.

Lembrete - Este fim de semana tem BlogDay.

Sabe já como funciona?

O BlogDay será no proximo dia 31 deste mês e pela primeira vez o Juliu’s Pub participará ativamente. Funciona da seguinte maneira:

* Escolha cinco blogs que goste para indicar aos seus leitores; Fale um pouco deles no post.
* Avise os blogueiros indicados;
* Dia 31 de agosto publique o post com as suas indicações, mas não esqueça a tag http://technorati.com/tag/blogday2008 e um link para http://www.blogday.org.


Simples não? Então corre e busca o seu selo, clica aqui.

E já escolhi meus cinco blogs na qual irei falar um pouco minha opiniões, são eles:

Luz de Luma
by Osc@r Luiz
BlogGente
Wilmarx
BHY


Infelizmente são apenas cinco, mas logo postarei sobre todos os blogs que gosto de visitar, Cejunior, Iza, Simples Coisas da Vida, UsuarioCompulsivo, Toca do Jens, Iara Alencar, entre outros que irei postando um pouco sobre cada um. Por enquanto é isto.

Um bom fim de semana a todos, abs

E boas blogagens.

4 comentários:

  1. Júlio, post importante. Desconhecia todas essas informações. Excelente que as divulgue aqui, alertando sobre o perigo desse novo tipo de vício em expansão no Brasil.

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Júlio!
    Este é o dilema, não dá para falar de todos os que gostamos de ler mas, tenha a certeza que compreendemos porque digitamos com o coração.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Júlio, mais uma vez obrigada pelo carinho. Você é muito legal. Eu gosto de ler todos os posts que estão lá linkados no meu. Muito obrigada mesmo.
    Beijocas carinhosas

    ResponderExcluir