Os Gastrossexuais (?)

Uma revolução subestimada. É assim que foi classificada por uma pesquisa britânica a chegada dos homens às cozinhas do país.

Os números impressionam: desde 1961 o tempo que os homens passam cozinhando e lavando louça aumentou mais de cinco vezes, de meros cinco minutos para 27 minutos diários.

A atividade, que antes era vista como algo para os "efeminados", agora virou coisa de macho, graças (ainda segundo a tal pesquisa, encomendada por um grupo de produtos alimentícios chamado PurAsia) à imagem passada por chefs famosos como Jamie Oliver e Gordon Ramsay. Cozinhar, hoje em dia, faria os homens passarem uma imagem mais sofisticada e moderna.

Mas o melhor é a nova categoria criada na tal pesquisa, a dos gastrossexuais. Segundo o documento, os gastrossexuais são, em sua maioria, homens entre 25 e 44 anos, bem-sucedidos e com uma paixão por culinárias do mundo todo.

E por que eles estariam tão interessados em comida?

1 - Como um hobby, uma forma de se atualizar.
2 - Para receber elogios, já que os gastrossexuais gostam de exibir suas habilidades.
3 - Para impressionar namoradas em potencial ou mesmo para seduzir as esposas.

Ao contrário do que se imaginaria, eles não cozinham só em churrascos e em festinhas para os amigos. 53% dos entrevistados na Grã-Bretanha disseram cozinhar usando diferentes ingredientes (logo não apenas abrindo uma lata ou esquentando alguma coisa no microondas) quase todos os dias! E garantem que preferem preparar elaborados pratos estrangeiros no lugar das receitas mais tradicionais.

De acordo com a pesquisa, a intimidade do gastrossexual na cozinha é conseqüência, em parte, do aumento do número de homens morando sozinhos – e tendo de se virar para comer – e de mulheres trabalhando fora. Segundo o estudo, os homens passaram a gastar cinco vezes mais tempo entre as panelas do que eles faziam em 1961, de minguados cinco minutos esse tempo pulou para 27 minutos diários.

Segundo Luis Felipe Calmon (em entrevista ao portal G1), que dá aulas relacionadas à gastronomia no Orbacco Espaço Gastronômico, essa tendência masculina começou a ganhar força há cerca de cinco anos. Esse foi o período em que também houve um salto na oferta de produtos voltados para esse público, como panelas, utensílios de cozinha e temperos variados.

A maior parte dos alunos homens de Calmon tem entre 25 e 45 anos. Essa é praticamente a mesma faixa etária dos gastrossexuais da pesquisa inglesa, que têm entre 25 e 44 anos. Para o professor, o homem que cozinha acaba impressionando e conquistando as mulheres por se mostrar interessado em agradá-las. “Acaba sendo especial porque a comida é preparada somente para aquela pessoa específica. A sedução é no sentido de tornar uma coisa comum, a refeição, em algo especial”, afirma.

Para ser um gastrossexual não precisa ser cheio da grana. Calmon diz que o segredo está na escolha dos ingredientes. “Acho que para cozinhar bem tem de ter, antes de tudo, muito carinho e amor pelo que está fazendo”, afirma.

É uma tendência interessante...desde que eles não abandonem as panelas e espátulas assim que arrumarem uma mulher, claro.

Bon apetit e boa semana.

Fontes:
BBC
G1
Juliu's Pub

3 comentários:

  1. O número de homens que moram sozinhos aumentou, por isso o aumento de homens na cozinha, mas já que gostam de colocar sexo em tudo, porque não na cozinha? ops!! Quem saiu com essa foi o Chefe Chakall.

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm...homens na cozinha, ADORO!rsrsrsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ao meu ver grande parte das coisas ditas ai acabam sendo equivocadas,naum eh verdade q os homens cozinham apenas para impresionar mulheres ou ganharem elogios isto eh ridiculo.temos q ver q grande parte dos chefs q atuam nesta area fazem isto por amor a esta grande arte, q eh o q eh gastronomia naum eh apenas uma forma de atrair mulheres e ganhar elogios mais sim uma forma de arte pq para vc conseguir fazer a perfeita montagem de um prato tem q ter arte e amor a minha opiniao eh o seguinte quem estiver atuando na area da gastronomia faiz isto pq realmente ama e naum por luxuria ou riquezas.
    esta como anonimo pq foi o unico modo q consegui mandar mais meu nome eh vicente

    ResponderExcluir