Momentos Críticos

A liderança apresentada de uma maneira inspiradora e diferenciada é a proposta de Michael Useem, em Momentos Críticos, lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier. O autor mostra que comandar um grupo, em essência, é o ato de fazer a diferença, tanto em termos pessoais, profissionais ou organizacionais.

O livro conta nove histórias reais e dramáticas, ocorridas em épocas distintas e que servem para orientar e inspirar ações de comando e tomada de decisões, até mesmo nos dias de hoje, quando vivemos em um mundo globalizado e em plena era da informação. As narrativas apresentadas se referem a pessoas que agiram de maneira categórica mediante situações absolutamente difíceis, em condições instáveis e momentos que exigiram ações imediatas.

São personagens reais como Roy Vagelos, diretor do Laboratório Merck, que durante a década de 70 desenvolveu um medicamento específico para o combate à “cegueira dos rios”, doença que se tornou epidemia em regiões da África Ocidental. Abraçando a causa, Vagelos conseguiu liderar uma campanha internacional de distribuição do medicamento pelo continente africano, mudando a vida de milhões de pessoas.

Outra história relatada e bastante conhecida é o caso do astronauta Eugene Kranz, comandante da Apollo 13, que, mantendo a motivação de sua tripulação, conseguiu trazê-la de volta à Terra quando ninguém mais acreditava no retorno da operação.
A obra cita ainda a história de Joshua Lawrence Chamberlain nos campos de batalha da guerra civil americana. No comando voluntário do 20º Regimento das Tropas da União, ele conteve soldados amotinados sem usar a força e os levou a uma vitória que parecia impossível.

A trajetória de Arlene Blum também é contada na publicação. Ela organizou a primeira escalada feminina ao Pico do Annapurna, no Himalaia, e foi bem-sucedida ao lidar com aspectos motivacionais da sua equipe.

Além de contar com detalhes destes relatos, as páginas de Momentos Críticos trazem outras cinco histórias de superação. Esses líderes apresentam seus desafios e falam da forma como atuaram de maneira decisiva e transformaram os contextos em que estavam presentes. São nove exemplos que oferecem ao leitor uma nova visão do papel essencial da liderança. Ao analisar o que os outros fizeram quando uma empresa, uma vida ou mesmo o destino de uma nação estavam em jogo, Useem mostra o que funciona e que não funciona, o que reforça uma causa ou subverte um propósito e o que deve ser feito quando temos de decidir e obter um bom desempenho em situações extremamente difíceis.

Um comentário:

  1. Certamente um livro com histórias inspiradoras. Valeu a dica! Parabens pelo blog, amigo. Abraços!

    ResponderExcluir