“Pessoas Modernas” no Palácio dos Bandeirantes

Uma nova mostra, contando com 58 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de reproduções de textos e imagens da revista “O Pirralho”, poderá ser visitada a partir desta quarta-feira no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes. “Pessoas Modernas” é uma reflexão sobre as transformações dos costumes, das figuras e da moda ocorridas no Brasil nos anos de 1910 a 1930. Apresenta obras de Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Brecheret, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Cícero Dias, Cândido Portinari e outros, pertencentes ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado, à Pinacoteca do Estado, ao Museu de Arte Contemporânea da USP, ao Instituto de Estudos Brasileiros – IEB e ao Museu Lasar Segall.

Na solenidade de inauguração da mostra, no dia 30, Radha Abramo, a primeira curadora do Acervo dos Palácios, receberá especial homenagem pelos 13 anos que esteve à frente da curadoria. A mostra está dividida em quatro módulos: “Antes do Modernismo”, com telas, gravuras e esculturas que revelam a influência das Academias de Belas Artes; “O Pioneirismo d´O Pirralho”, jornal satírico criado por Oswald de Andrade; “Personagens Modernas”, que apresenta retratos e auto-retratos de personalidades; e “A Modernização das Formas Humanas”, onde obras da coleção do Acervo dos Palácios são apresentadas sob diversas perspectivas, possibilitando diferentes leituras.

Um dos destaques da mostra na sede do governo paulista é a obra “Operários”, pertencente à coleção dos Palácios. Considerado um dos trabalhos mais importantes de Tarsila do Amaral, a tela foi escolhida para representar o tema do evento “Primavera dos Museus", iniciativa do Departamento de Museus do IPHAN, Ministério da Cultura. A curadoria de "Pessoas Modernas" é de Kátia Canton, professora do Museu de Arte Contemporânea – MAC-USP.

Infos:
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2 – São Paulo/SP
Informações: (11) 2193-8282
Agendamento eletrônico: http://www.acervo.sp.gov.br/
De 1º de outubro de 2008 a 11 de janeiro de 2009.
Visitas: de terça a sexta-feira, de hora em hora, das 10h às 17h.
Sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11h às 16h.
Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada franca.

Um comentário: