Elections 2008 - Obama ou McCain?

Nesta terça-feira, os eleitores norte-americanos decidirão quem será o seu novo presidente, numa das disputas mais acirradas da história moderna do EUA. Embora o candidato Barack Obama esteja ligeiramente à frente de John McCain em todas as pesquisas de intenção de voto, ainda é difícil apostar quem saíra vencedor. É pensando nisso que os partidos Democrata e Republicano apostam na Internet a fim de atrair o eleitorado indeciso, um trunfo que pode decidir a eleição em um País onde 48% dos jovens registraram a intenção de ir às urnas no próximo dia 4 de novembro.

“Não é à toa que a Internet foi alvo dos candidatos. As eleições primárias registraram um crescimento de mais de 100% na participação de eleitores entre 18 e 29 anos, em comparação com o pleito de 2004. Outro dado importante é que a cada quatro eleitores, um é jovem. E a realidade é que esse público passa a maior parte do dia conectado, assistindo vídeos on-line como os do Youtube, utilizando redes sociais como o Orkut e o Facebook, e lendo blogs e sites de notícias. Em um país onde a penetração dessa mídia atinge mais de 90% dos lares, não dava mesmo para deixar de lado a Web”, comenta Moriael Paiva, diretor executivo de criação da Talk Comunicação Interativa e especialista em marketing político digital.

Na avaliação dele, McCain demorou muito para investir na Internet, permitindo que Obama tomasse à frente também na divulgação online. “Por meio das ações interativas, o democrata conquistou um verdadeiro exército de eleitores jovens e de admiradores estrangeiros, todos empolgados em militar a favor de sua moderna campanha. Sem entrar no mérito do conteúdo, a forma de comunicação é realmente uma mudança que pode definir quem será o homem mais poderoso do mundo”, argumenta Paiva.

Agora vamos ver e tentar sempre entender melhor o sistema de votação norte-americano.
God Bless the world.

abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário