Sobre Câncer de Mama

Um procedimento inovador vem ajudado a amenizar o sofrimento de mulheres com câncer de mama no Ceará e Estados vizinhos. Trata-se da radioterapia intra-operatória da mama, técnica realizada unicamente no Hospital do Câncer do Ceará, nas regiões Norte e Nordeste. Com esta nova técnica, o tempo total de tratamento nos casos indicados de radioterapia na mama é reduzido para apenas alguns minutos durante a cirurgia, substituindo as aplicações diárias de radioterapia, que chegam a estender-se por seis semanas. Além do Hospital do Câncer do Ceará, apenas hospitais de dois estados do Sul (Rio Grande do Sul e Paraná) e dois do Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) realizam o procedimento no Brasil.


Nos casos onde a paciente portadora de câncer de mama tem a indicação da cirurgia conservadora (retirando apenas um quarto da mama), é necessário realizar tratamento complementar com radioterapia sobre a mama operada. O novo procedimento diminui a possibilidade de que o tumor retorne. Com a radioterapia intra-operatória da mama, o tratamento é realizado no ato cirúrgico, de forma focada e potencializada através de um aparelho, fazendo a aplicação da radiação de uma única vez. Dessa forma, a paciente realiza a cirurgia e submete-se ao tratamento de radioterapia na mesma hora, diminuindo os transtornos físicos e emocionais do tratamento convencional, que leva cerca de 30 dias em média, com gastos de hospedagem, transporte, alimentação, entre outros.


Segundo o Dr. Fernando Melo, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital do Câncer do Ceará, o procedimento da radioterapia intra-operatória da mama vem sendo realizado por esse Hospital desde novembro do ano passado e desde então, seis mulheres já o realizaram. “Este procedimento é indicado a mulheres que estejam na fase inicial do câncer de mama e não tenham apresentado nódulos na axila”, conta. Os efeitos colaterais da radioterapia intra-cirúrgica se assemelham aos da radioterapia convencional.


Sobre o Instituto do Câncer do Ceará / Hospital do Câncer do Ceará


O Instituto do Câncer do Ceará (ICC)/Hospital do Câncer é uma instituição filantrópica com mais de 60 anos de atuação na área de medicina oncológica, sendo referência nas regiões Norte e Nordeste ao oferecer tratamentos de ponta aos seus pacientes. O ICC é composto de três unidades de atuação: o Hospital do Câncer, com o centro de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer; a Escola Cearense de Oncologia (ECO), que se destina a difusão do conhecimento técnico-científico em cancerologia; e a Casa Vida, que hospeda pessoas carentes e seus acompanhantes que chegam do interior do Ceará e de Estados vizinhos para fazer tratamento no Hospital do Câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário