Dicas para blogger - Blogumus, Intense Debate e PostRank

Decidi, após muito tempo, postar algumas dicas de blogger aqui no pub. São tips e tricks que vejo por ai e alguns que eu próprio uso. Deixarei postado aqui o link direto para sua melhor compreensão. Contudo, qualquer ajuda ou explicação poderá ser tirada por aqui. Divirta-se

Blogumus - Tag Cloud baseado em Flash

Há algum tempo já me perguntam sobre a tag cloud que o uso no Pub... Inicialmente ela se parece com qualquer uma outra baseada em flash, mas dependendo da quantidade de tags que você utilizar, ela vai se transformando em um planeta de tags é só passar o mouse em cima ali do lado e verá como funciona.

A instalação tem uma dificuldade mediana, não é difícil, mas o pequeno problema é paciência para customizá-lo. Já que o background dele é fixo, ou seja, é fácil você deixar com a cara do seu blog mas paciência para achar onde e como customizá-lo da sua maneira.

Uma dica legal é você utilizar os códigos e cores que já tem em seu blog, é só ir até o html e pegar a cor exata que quer usar, assim será bem rápido para customizá-lo.

Clique aqui para conhecer e instalar

Clique aqui para uma instalação alternativa

Intense Debate Comments

Já esta na internet a um bom tempo, mas conheci recentemente. É como próprio nome já diz o sistema permite que você forneça em seu blog um sistema de comentários com toque de fórum e interatividade de um site profissional.

CUIDADO: Apesar de ser bonito, pratico e cheio de coisas bacana, ele tem seu porem. Primeiro que você não usaria mais seu sistema do blogger, Segundo que os bloggers não poderiam instalar em posts já comentados, se instalarem em todo blog perdera os comentários.

Para explicar melhor seria assim: Você tem a opção de começar a usar o serviço a partir de um post novo sem comentários. Se o instalar em todo o blog, o sistema iria sobrepor em cima dos comentários do blogger fazendo assim eles sumirem do mesmo. (mas não deleta-los)

E você me pergunta: Mas Julio, se eu quiser voltar com o comentário do blogger?

É ai que temos um problema meu amigo blogspot. O Intense Debate ainda não explica como fazer para desinstalar o mesmo em seu blogspot. Só dão o suporte para desinstalar em WordPress, o que fácil, pois fica a um botão de distancia.

Para nós blogger só é interessante se realmente não se importar em esperar para um suporte para desinstalar o sistema. O que pode demorar um tempinho.

De qualquer maneira, conheça-o clicando aqui.

PostRank

Outro sistema que uso aqui ao lado, é o PostRank, que se auto atualiza com os posts de seu blog que mais fazem sucesso entre os leitores, indexadores e feeders (leitores de seus feeds).

O PostRank chamava-se antes de AideRSS, é um sistema de indexador de feeds bonito e com idéias bacanas. O nome mudou, pois o que mais fez sucesso dentre as novidades oferecidas foi mesmo o sistema deles de identificar os posts que mais chamam atenção em seu blog e na blogsfera.

Dentre os vários widgets que você pode ter em seu blog, um deles é o que uso de posts, é o de mais lidos no período de uma semana (pode ser customizado em diário, semana, mês e ano), e outro que ainda não utilizei é o ranking geral do blog, ou seja os posts mais acessados de toda a vida útil de seu blog.

Para conhecer e entender mais, é só clicar aqui.

Fico por aqui, mas logo volto com mais dicas de novidades que vejo por ai para bloggers.

Abs,

8 comentários:

  1. Muito legal! Tem tempo que estou de olho na sua nuvem de tags!!! rsrsrsrsrs Vou aproveitar o final de semana para brincar com essas dicas.
    Um abração e bom 2009.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Junior!

    Eu venho testando o PostRank há alguns meses e achei muito interessante a idéia dele! Já tenho em meu blog o widget com os artigos mais populares e isso ajuda a chamar a atenção do leitor, fazendo com que ele visite mais artigos e permaneça mais tempo no blog.

    Recomendo o uso!

    Um abraço!

    Adelson Smania
    Gerenciando Blog

    ResponderExcluir
  3. É querido Julio;
    Estou com problema com o intense debate no blogger. Não consigo removê-lo, muito menos reinstalá-lo. Estou com um template que era de um amigo, eu o editei, mas não consigo tirar o intense debate que está cadastrado na conta dele, para depois instalar com a minha conta.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo aviso sobre o Intense Debate,
    assim não quero usá-lo, ainda mais porque dizem que ele é lento.

    ResponderExcluir
  5. Valeu a do Instense Debate...mas é muito bom pra quem tá começando e não tem nenhum comentário.

    ResponderExcluir
  6. Eu instalei o intense debate, mas tipow, nas minhas novas postagem não aparecem mais o nome "comentários", ou seja, não tem como as pessoas verem onde que irão comentar ... Fiquei preocupada com isso, então decedi desisntalr.. Uma pena que não tô conseguindo achar como q faz isso ;/

    Ótimo post, se eu tivesse lido ele antes de instalar eu teria desistido aksopakopaks...

    Bjus *:

    ResponderExcluir
  7. instalei o intense debate. foi bom pq qqr pessoa pode comentar, principalmente dpois do twitter: é só loggar e pronto.
    mas meu blog ficou com ares de abandonado, pq todos os comments velhos, sumiram das postagens kkkkk nem o parece o mesmo blog de antesq booombava comentarios.

    ResponderExcluir
  8. o intensedebate só ferro,ele cobriu os meus comentarios antigos e ainda não consegui desinstalar

    ResponderExcluir