Infecção urinária

31 janeiro 2009

A infecção urinária virou tema de preocupação e polêmica recentemente após a repercussão nacional gerada pela morte da modelo capixaba Mariana Bridi. A modelo morreu devido a um choque séptico que evolui a partir de uma infecção urinária. O Juliu's Pub procurou informações sobre o assunto e agradeço Fernando Ferragino, o Hospital e Maternidade São Camilo e ao médico Adriano Francisco Cardoso pelas informações aqui prestadas.


O urologista e diretor clínico do Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia, Adriano Francisco Cardoso diz que a infecção urinária deve ser levada a sério, mas não há motivo para pânico.

O médico esclarece que a infecção urinária é comum entre as mulheres - acomete uma em cada três mulheres no decorrer da vida - e tem tratamento simples, feito à base de antibióticos.

"Em determinadas etapas da vida, as infecções urinárias são mais comuns entre as mulheres. Na infância, a infecção acontece devido a problemas de higiene em decorrência do uso de fraldas e da contaminação da uretra pelo material fecal, quando a criança passa a utilizar o banheiro sozinha. Na adolescência, a infecção está relacionada à atividade sexual, em situações que envolvem corrimento vaginal e sexo anal sem proteção. Já entre os 50 e 60 anos de idade, a infecção urinária acontece em decorrência das alterações hormonais do climatério. Durante a menopausa, a mulher perde hormônios e com eles a imunidade até então conferida ao sistema genital", afirma Dr. Cardoso.

É imprescindível que a pessoa com suspeita de infecção urinária procure um médico logo após o surgimento dos primeiros sintomas. Os sintomas, entretanto, variam de acordo com os locais ou órgãos atacados pela bactéria.

Sintomas
Segundo o urologista da Rede São Camilo, quando a infecção está localizada na bexiga, apresenta os seguintes sintomas:
- Dor e ardor para urinar
- Aumento da freqüência miccional (a pessoa vai várias vezes ao banheiro)
- Inversão do padrão (a pessoa começa a urinar mais à noite)
- Urgência miccional (paciente não consegue segurar a vontade de urinar)
- Eventual sangramento no final da micção

Já quando a infecção passa a transitar por órgãos sólidos, como o rim ou as cavidades renais, pode apresentar febre. No rim ou na próstata, também pode causar dor abdominal.

Causas
Diversos tipos de bactérias são responsáveis pela infecção urinária. Os mais freqüentes são os germes advindos do tubo digestivo, que habitam o canal anal. Entre eles, a bactéria mais comum é a Escherichia Coli, um germe intestinal.

A contaminação acontece quando a bactéria, que está em um meio externo, adentra o sistema urinário, em geral, pela uretra. Em crianças, os casos mais recorrentes acontecem devido à higiene inadequada após o uso do sanitário. E em adultos, devido à contaminação durante relação sexual ou em decorrência de corrimento vaginal. "Toda situação que expuser o sistema urinário a bactérias pode favorecer a entrada desses germes", conta Dr. Cardoso.

Existem ainda situações que favorecem a manutenção das bactérias no sistema urinário: cálculos, estreitamento do canal urinário, malformações congênitas, tumores, diabetes e outros. Nestas situações, o processo infeccioso pode se perpetuar, gerando infecções crônicas.

Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é feito a partir de um exame de urina e cultura, onde se verifica respectivamente o aumento dos glóbulos brancos no sistema urinário e se identifica o germe que está causando o dano.

Nos casos mais simples, em que a infecção é superficial, ou seja, a bactéria entra na bexiga, mas não penetra os tecidos - fica dentro da cavidade que contém a urina -, o tratamento é mais simples, feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente uma semana.

Quando a bactéria é invasiva, há necessidade de internação. "Isto acontece quando a bactéria é mais agressiva e em pessoas com imunidade mais baixa. A bactéria vai para o sangue e se dissemina por outros órgãos. Se existirem doenças associadas, como aids, diabetes ou insuficiência renal, que baixam a imunidade da pessoa, o quadro se agrava e facilita a propagação da bactéria para outros estágios de infecção", explica o médico.

Para evitar o agravamento do caso, Dr. Cardoso recomenda que a pessoa procure um médico tão logo surjam os primeiros sintomas e faça uso correto da medicação. "Se a pessoa não tomar o medicamento conforme a receita prescrita, a bactéria se torna resistente ao tratamento. Como conseqüência, a infecção pode se tornar crônica, um problema que atinge cerca de 15% das pacientes com infecção urinária", alerta.

Infecção generalizada
De acordo com o Dr. Cardoso, casos como o da modelo Mariana Bridi são exceções. No entanto, o médico é enfático ao afirmar que toda infecção urinária pode ser causadora de sepse (infecção generalizada).

"Com o tratamento de forma adequada e em tempo correto, nenhuma dessas sepses evolui para óbito ou lesão mais agressiva. Na Rede São Camilo, por exemplo, temos um protocolo que prevê a internação do paciente com qualquer quadro de suspeita infecciosa. Este sistema minimiza o risco de evolução para a sepse e para a morte", afirma.

Agradeço ao Fernando Ferragino, o Hospital e Maternidade São Camilo e ao médico Urologista e Diretor Clinico Adriano Francisco Cardoso

42 comentários

  1. Estas bactérias fogem do controle quando as pessoas se automedicam ou usam da prescrição do médico de forma errada. A cistite de repetição torna o organismo aberto à outras doenças por causa da imunidade que vai caindo a cada nova crise. O caso da modelo, veio à público por ser uma pessoa pública, a infecção que evolui para um quadro generalizado é comum em hospitais, onde as bactérias correm soltas, por isso, evitam que crianças e idosos permaneçam por muito tempo hospitalizados.
    Sobre a infecção hospitalar, os administradores e médicos preferem que os casos não tenham repercussão pública. Recentemente uma clínica infantil aqui na cidade foi fechada, crianças morriam a toda hora, até que um dia, a infecção atacou de uma só vez mais de 10 crianças, morreram todas! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sofre de diabetes e já há meses que anda a combater uma infecção urinária com antibioticos mas que não sejam à base de penicilina pois ela é altamente alérgica a este produto. Agora o médico diz que será preciso internamento para um tratamento venoso pois os antibioticos não deram resultado. Este tratamento leva mais ou menos quanto tempo e será que é um tratamento doloroso e com efeitos secundários. Além de diabetes a minha mãe também sofre de Lupus e é cardiaca. Muito obrigada pela vossa atenção. Helena

    ResponderExcluir
  3. Estou com uma infecção urinaria, mas o medico resolveu passar o antibiótico antes do exame 'urina 1' ficar pronto. Eu estou em panico, por causa da modelo que morreu. Será que tenhos motivos pra me alarmar? Não tenho febre... Depois de quanto tempo o remedio faz efeito? Abraço e agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena tudo bem? Agradeço muito a sua participação a postagem, é sempre bom conhecer mais historias e casos, e também não criar um alarde e preconceito sobre o assunto.

    Danizinha, tudo bem?
    O post é um meio de informação a todas as mulheres de que este problema existe a anos. Como Luma citou ali em cima também, existem casos de infecção hospitalar que pode agravar o caso. O importante é sempre fazer medicina preventiva e ser clara com seu médico sobre tudo que sente.

    Verei se existe alguma possibilidade de falar novamente com o Doutor com as duvidas postadas aqui no blog. Mas adianto que aguarde o se exame, e faça tudo que o médico indicar. O problema é serio e evite pular estágios ou deixar de se tratar. O que importa neste momento é seu bem estar, e de todos que estão ao seu redor. O caso da modelo foi bem único e por isto que tomou tanta repercussão, pode acontecer com qualquer um, mas, como eu disse visitas regulares a seu médico sempre te ajudará a cuidar bem de sua saúde e seu corpo.

    Não se alarde, veja o resultado e comece o tratamento sempre com otimismo. Boa sorte, e sei que ficará bem. Já deu um passo grande em informar-se sobre o assunto.

    Irei adicionando mais informações a vocês sempre que consegui.

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Realmente devemos tomar cuidado com a doença. Entao foi pensando nisso que elaboramos o site sou saude (www.sousaude.com.br). Aqui a sua saúde está em primeiro lugar. As Cápsulas de Cranberry são bem recomendadas pelos médicos. Informe-se! WWW.SOUSAUDE.COM.BR

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, gostaria de saber se o antibiotico que chama. CEFALEXINA combate mesmo a bacteria Escherichia coli, por que minha filha esta com essa bacteria. é eu estou muito preoculpada ,e quando ela e morta ela se disfais como para ser eliminada. por que minha filha depois que começou a tomar este antibiotico esta com diarreia é ja perdeu peso .Obrigado

    ResponderExcluir
  7. olá! eu estou sentindo dores ao lado direito ao "pé da barriga" e ao urinar eu sinto dor e ardor...estou esperando o resultado dos exames mas estou em pÂnico ,pois tenho um filhinho de um ano e acho o tempo todo q vou morrer. q nen essa modelo... pois as dores sao muito fortes...o q faço me alto medico antes dos exames sairem????

    ResponderExcluir
  8. olá!tenho infecções urinárias a cada dois meses,tenho 16 anos e já sou casada,recentemente iniciei minha vida sexual,será que essas infecções é devido eu ter iniciado minha vida sexual?pois quando eu era virgem não tinha esse problema,ou pode ser algum cauculo renal,ou alguma coisa no utero?
    obs:.nunca fui num ginecologista.
    vou procurar tomar bastante liquído,chás de quebra pedra etc...
    e para mulheres que estiverem muito preocupadas,gostaria de dizer que fiquem mais calmas,se a infecção for bem tratada..não tem motivo de preocupação!
    obs:.não há nada... nenhuma pessoa, nenhum problema, nenhuma doença, nenhuma situação difícil seja qual for a sua gravidade que possa te vencer,!
    aguardo resposta
    obrigda

    ResponderExcluir
  9. olá!
    Tenho 16 anos,sou casada e tenho infecções urinarias a cada dois meses,iniciei minha vida sexual não faz muito tempo!e começei a ter infecções urinarias diaramente!quando eu era virgem não tinha esses problemas,não sei se é devido este fato,que pode provocar infecção urinaria diaramente,pode ser algum calculo renal,algum problema no utero ou pode ser so infec~ção urinaria mesmo?dizem que tomar bastante agua e chá adiantaa ,mas nunca fiz o teste!hehe!
    desde já agradeço
    aguardo resposta

    ResponderExcluir
  10. olá tenho 43 anos sofro há um tempo com constante , vontade de urina , nem consigo mas segura , atualmente me apareceu um inchaço na perna esquerda no tornozelo e a minha urina está com muito ardor ,e dores abdomem do lado esquerdo tb queria muito que vcs podesse me ajuda , desde já agradeço.
    aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  11. Ola tenho 23 anos , ha dois dias estou sentindo dor ao urinar, e miha urina ja esta sangrando, fui ao médico e ele me receitou um antibiotico, pra eu tomar durante 6 dias.. a minha dúvida é... sera que entre esse 6 dias eu estarei curada? ou devido esse sangramento devo voutar ao médico? Aguardo respostas urgentimente.

    ResponderExcluir
  12. Oi.. tenho 23 e estou com infcÇão urinária, e minha urina esta sangrando... fui ao médico mas ele me receitou um antibiotico para eu tomar 6 dias... minha duvida é... serà q entre esse 6 dia seu estarei curada? ou devido a esse sangramento devo voutar ao médico? Aguardo respostas urgentimenti... obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, tenho 17 anos e há uns 6 meses apareceu-me uma espécie de quisto por baixo da pele do lado esquerdo acima do testículo, já em cima da bacia e num nível ligeiramente superior ao início pénis. O que poderá ser? No início era pequeno, mas desde que apareceu tem vindo a crescer e agora prolonga-se para baixo em direcção ao testículo. Na sua fase inicial não doia a não ser com toque com força, mas agora talvez devido ao aumento de tamanho doi imediatamente ao toque e quando faço certos movimentos.
    Já fiz diversas pesquisas na internet e não encontrei nada, agradecia uma resposta muito rapidamente, estou a começar a ficar preocupado pois o quisto não parece prestes a desaparecer, mas pelo contrário a aumentar continuamente de tamanho até ao testículo.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,
    Indico que procure seu médico de confiança e rapido. Pela sua idade, não deveria ter qualquer sintoma na área indicada, ou sequer sentir algo nessas regiões. Aproveite que ainda esta no começo e não deixe aumentar o problema, ok? Na idade que esta é bem mais facil qualquer recuperação que possa vir precisar, e sem deixar qualquer sequela.

    Fique tranqüilo, tire todas as duvidas com o seu médico, e cuide-se certinho, não evite nada que lhe for indicado a fazer.

    Se sentir vergonha de ir com a mãe ou algo do tipo, veja um parente maior de idade que tenha confiança, ou peça para sua mãe [ou responsável] não ficar dentro da sala do médico enquanto tira suas duvidas. :)

    De inicio indico um Clinico Geral, e se for o caso ele te indicara a um urologista ou um clinico cirurgião. Seja qual for indicado, não tenha medo, ok?

    Se tiver duvidas, consulte mais de um médico. Até ficar tranquilo.

    Mas alerto novamente, nunca deixe evoluir, qualquer sinal na área genital, seja masculina ou feminina, vá logo ao médico. Quanto mais cedo verificar, mais rápido será o tratamento e a recuperação.

    Ah, não tenha vergonha de falar com o médico, ele esta ali para ajudar.

    Boa sorte menino, depois nos diga se esta bem. :)

    abs,

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela resposta, só hoje tive oportunidade de a ler. Agradeço imenso o incómodo.
    Só mais uma coisa: por vezes o quisto desaparece completamente, dá a impressão que se mexe para trás do osso ou coisa parecida e depois volta a aparecer. Há mesmo vezes em que carrego no sítio onde estava antes o quisto e sinto apenas o osso, creio que da bacia, sem qualquer dor ou irritação dando mesmo a impressão que nunca esteve lá nada, mas passado no máximo 1 dia o quisto volta a aparecer.
    Actualmente o quisto está mais pequeno do que no dia em que deixei aqui a mensagem e também menos duro, isto quererá dizer alguma coisa? O quisto antes variava de dureza, i.e. tanto podia estar imensamente duro agora como daqui a 2h estás totalmente mole, isto tem algum significado? Não tem ideia do que isto poderá ser?
    Se não conseguir nada agradeço muito, ainda assim, e irei procurar um médico.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. ola, tenho 23 anos tenho uma duvida nao sinto ardor ao urinar mais o meu xixi sai muito amarelo e com odor sera que tbem e infecçao urinaria.?
    desde ja agradeço sua resposta

    ResponderExcluir
  17. Isso significa que anda a beber pouca água e, portanto, o corpo tem a necessidade de a reabsorver para o organismo. Por isso a urina é tão amarela, pois a percentagem de água é baixa.
    Experimente ingerir mais água ao longo do dia.

    ResponderExcluir
  18. olha gostaria de saber quais os sintomas por que eu estou tomando o medicamento saão 14 comprimidos e ja tomei 5 mas ainda não passan totalmente os sintomas e gostaria de saber um pouco mais meu msn é rodrigo_macedo13@hotmail.com me ajudem por favor ...

    ResponderExcluir
  19. Infecçoes urinaria dar dor no estomago e mal estar?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo,

    Cuidado com infecções urinárias,77% dos casos não são bem tratados. Os médicos não orientam bem os pacientes, falam pouco, não medem pressão , nem febre, não recomendam ou alertam sobre o risco de interromper o tratamento com antibiótico ou o uso de antibiótico inadequado para o caso. Cuide-se e leia sobre o assunto e exija atenção de seu médico. A infecção urinária pode comprometer os rins se não tratada adequadamente. sempre peça requisição para exame de urina e em casos de repetição exame do trato urinásrio e exame de sangue. No Brasil po paciente tem que ser muito esclarecido para não morrer com doenças curáveis como a Infecção urinária. Entendo porque luto contra infecção urinária de repetição e mesmo consultando bons médicos muitas vezes eles esquecem de fazer recomendações e solicitaer exames.
    Muito líquido e chás.
    Abs, WS

    ResponderExcluir
  21. Olá, tenho 22 anos, se uma mulher estiver gravida e tiver infecção urinária, faz mal ao bebé e há algum problema ao nascer?

    ResponderExcluir
  22. Olá .. a um ano que tenho dor na zona da bexiga, necessidade de ir ao casa de banho muitas vezes por dia, e após urinar tenho corrimento.. em todos os exames a urina nunca deu infecção urinaria.. o que faço? já fiz ecografia e tinha uma ligeira inflamação, depois tomei um antibiótico mas ao fim de 6 meses estava igual.. não sei mais o que fazer.. alguém me ajude

    ResponderExcluir
  23. tenho infecção urinária recorrente de tres a quatro vezes no ano,e a ultima deu infecção no sumario mas ñ deu bacteria na cultura como pode?

    ResponderExcluir
  24. Oi tenho infecçaõ urinaria,pois fiz ecografia transvaginal.exame(equ),exame de sangue.Tenho ja 31 anos e cada dia piora.Me ajuda doutor.MILKA

    ResponderExcluir
  25. ola tenho 24 anos estou com infecção urinaria nao sei o que fazer pois já tomei cefalexina e voltou o mesmo sintomas depois de dois meses voltei ao medico ele me receitou levofloxacino por 5 dias tomei e depois de 2 mes voltou de novo voltei ao medco ele me pediu outro exame de urina e eu estava novamente com infecção de urina e ma pediu uma urucultura eu fiz nao deu nada agora estou tomando norfloxacino po 7 dias tomara que DEUS ma ajude e nao volte mais estou com muito medo. ALINE SANTA RITA BA

    ResponderExcluir
  26. socorro
    nos ultimo 6 meses tive 3 infeccao urinaria,em novembro fui ao medico ele me informou q a infecao seria por causa de uma bacteri aq eu estva na garganta,agora estou de novo com infeccao urinaria,mas nao posso tomar levofolxacino,quinolonafluoquinolona,e sulfametaxol,trimetropina,antifolico e sulfonamina,sou alergica a todos esse.meu email
    alessnadragfss@yahoo.com.br
    como ver nao me resta muitas opcoes de antibioticos.ja tive q espelir uma pedra nosrins a 12 anos atras.
    quais exame s q devo fazer alem de urina
    sera q sempre estar voltando por nao poder tomar o medicamento correto so tomo cefalexina.
    e dessavez estou sentindo do rna direcao do rim esquerdo,febre ,dor de cabeça ,mal estar.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia dr!!

    Estou tratando minha infecção urinária com Cipro XR 1000mg e hoje no sexto dia voltou a doer um pouquinho na hora de urinar. Tive relação sexual com meu namorado 2 dias atrás. A primeira vez foi anal e depois de tomar banho foi na vagina. Isso pode ter complicado meu quadro? E o médico não passou nenhum remédio para ele, é normal? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  28. olá...eu tbm estou com dores no pé da minha barriga, ardor no canal da urina, urino várias vezes, dói meus rins de leve, e tenho cálculos renais; durante a noite sinto calafrios. Gostaria de saber meu caso é grave, pois meu avô esta entubado na UTI devido essa infeçção generalizada. Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. estou com efecçao urinaria a tres meses os antibioticos que o meu medico reseito nao fizeram efeito e estou com a minha himunidade baixa o que devo fazer

    ResponderExcluir
  30. OI JA TIVE INFECÇÃO URINARIA, E ESTA VOLTANDO OS SITOMAS, O QUE DEVO FAZER?QUANDO FAÇO XIXI DOE MUITO ATE MEU ESTÔMAGO DOI,DEVO TOMAR O MESMO REMEDIO QUE O MEDICO PASSOU NA PRIMEIRA VEZ?


    FICAREI MUITO GRATA SE RESPONDIDA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. ola boa noite!tenho 28 anos...as infecçoes de urina tem sido continuas se passo sem te las varia de dois meses no maximo e ja faz trez semanas que estou sentindo dor ao urinar,calafrios,dor no abdomen,um pouco de dor nas costas e nem tenho conseguido ter relaçoes com meu marido!estou tomando norfloxacino vou marcar com um medico e queria saber se meu caso é simples ou grave desde ja agradeço a atençção e obrigada aguardo respostas:D

    ResponderExcluir
  32. tenho infecçao de urina e estou fazendo o tratamento comantibiotico estou dando nauseas vomitos dores fortes nas costas de cabeça e calafrios e agora na parte itima estou com uma coceira horrivel que sai sangue arde e doi muito me chamo raiane sou de minas gerais tenho 19 anos e quero saber o que poderia ser estes sitomas o remedio que tomo se chama ciprofloxacino.

    ResponderExcluir
  33. tenho 68 anos este ano ja tive 3 infeçao urinaria pela urina cultura deu histerichia coli ja tomei varios antibiocos mas sempre volta.estou resistente a todos.o que devo fazer.todas a vezes precisei ficar internas muita febre.me responda por favor.obrigada

    ResponderExcluir
  34. Ola eu sinto dpr no pe da barriga do lado direito,e n consigo segurar xixi,doi mtu quando eu seguro,

    ResponderExcluir
  35. Olá minha filha tem 3 anos desde bebe já apresenta infecções urinarias de repetição já fiz exames com contraste e utras e não apresentou nada nenhuma má formação só que de 4 em 4 meses a infecção volta aparecer estou muito preocupada se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  36. minha filha teve a pseudomonas e o pediatra não cuidou, dizia que era nada e que ela não estava com aquilo que o exame dizia, conclusão 5 meses depois evoluiu para uma endocardite com duas lesões na válvula mitral, duas lesões cerebrais onde uma foi um AVC bacteriano, sepsemia, coma, respirador, lesão motora do lado direito, stevens-johnson e traqueostomia. o cidadão aqui em campos dos goytacazes tratou o avc como convulsãozinha de febre, o stevens-johnson era uma virose e até hoje ele não respondeu pela tentativa de homicídio...

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde comecei a sentir dores irrelevantes na quinta feira mas tive relação sexual com meu esposo e o ardor aumentou sabado a noite, no domingo começaram as dores lombares e no pé da barriga já na segunda amanheci com 38,2 de febre fiquei assustada e procurei um médico mas mesmo sem exames me receitou Porfloxacina mas a febre voltou hj estou com muito medo é normal ter febre? Quanto tempo o tratamento leva para fazer efeito? Posso estar correndo algum risco de vida? Me ajudem por favor desde já agradeço Nilma

    ResponderExcluir
  38. a saúde no brasil para os pobres esta um caos

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, eu comecei a sentir forte dores no meu rim direito inchaço na barriga, gazes dores fortes quando vou faser xixi, fui ao médico fis exames e ele me falou que estou com uma infecção urinária generalizada, mais não me internou só passou medicamentos para que eu trate em casa, eu corro algum risco?

    ResponderExcluir
  40. Boa noite , preciso que me ajude estou sentindo dores as vezes na hora de urinar,as vezes ardor ,,agora sinto muito inchada na parte de bexiga e a pele rigida ,gostaria de saber se pode ser infecçao urinaria?

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, estou gravida de 32 semanas, tenho calculos renais e passei a gravidez toda tendo infecção urinaria. Hoje fiz dois exames de urina um deu infecção de urina e o outro não. Como isso é possivel. Obs: os dois foram feitos no msm lugar com diferença de mais ou menos uma hora e meia.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia tenho infecsao continua sinto ardência queimacao durante e apos ao urinar sangramento te nho no canal da urina a bactéria exerich colli e também temho calcalo renal e infecsao a mais de um ano o que devo faser aguardo resposta ja tomei varios antibióticos.

    ResponderExcluir