Blogueiro ou Jornalista?

Agora não da mais para ignorar, leiam os posts a seguir:

“quando você confunde a liberdade permitida pela tecnologia com o simples abandono dos critérios tradicionais, o blog se reduz a um filho bastardo do jornalismo.

O que é o jornalismo senão uma narrativa? Se você tem uma boa história para contar, se sabe contá-la e, melhor ainda, se ao ler a história a pessoa faz ligações entre o fato e o mundo à sua volta, está selado o pacto com o leitor.

Este pacto não dura se for baseado em ataques de narcisismo pueril, com histórias de gatinhos de estimação e o umbiguismo geral que é tão contagioso neste meio. O umbiguismo é de mão dupla e eu não o alimento quando me correspondo com leitores do site.”


Trecho retirado do ótimo post da Sam Shiraishi - Umbiguismo de mão dupla

E para o entendimento da Velha Guarda literária, deixo uma dica de leitura logo a seguira, pela minha Luz, Luma - Blogar é aceitar pé na bunda?

Buemba! Buemba! O que sou afinal?

3 comentários:

  1. Julio, talvez eu seja conservador, mas para exercer uma profissão você tem que ter um título. Blogueiro não é jornalista!

    Na minha área enfrento muitos oportunistas que lecionam Física sem ter o diploma. A coisa está terrível, tem engenheiro, tem biólogo, tem economista, tem administrador, tem até geógrafo dando aula de Física.

    ResponderExcluir
  2. Olá, os meus textos podem ser tudo menos jornalísticos, apesar de meu esforço para deixá-los de forma que todos entendam. É verdade, existem muitas pessoas exercendo profissão para a qual não é formado.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  3. Discordo das pessoas acima. Ao menos, em parte.

    Sou jornalista e blogueiro. E não acho que os dois devam ser excludentes. Por mais que, em um veículo, eu ganhe para escrever; e no outro o faça única e simplesmente por prazer, não consigo dissociar um do outro.

    Sou blogueiro e jornalista, jornalista e blogueiro.

    O erro de interpretação aqui é discutir se todo blogueiro é, por extensão, jornalista. De forma alguma. Como eu disse, blogueiro e jornalista não são excludentes, mas também não são sinônimos.

    É só mudar um pouco de área e ir para os lados do crazyseawolf: um físico que tem um blog é blogueiro e é físico. Uma pessoa que mantém um blog e resolve um problema de cinemática ali é apenas blogueiro (quando muito, um blogueiro que gosta de física), mas jamais blogueiro E físico.

    ResponderExcluir