Um pouco de Cultura

Criador do estilo banquinho e violão, João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira revolucionou a música popular brasileira na década de 1950 com suas divisões rítmicas inesperadas, harmonias inovadoras e sua voz de medida exata. Tornou-se referência para todos que vieram depois. No domingo, dia 15, às 20h00, o baiano nascido em Juazeiro é o homenageado do Mosaicos - A Arte de João Gilberto, na TV Cultura.

O documentário musical - dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin - mostra a trajetória artística do cantor, recuperando no acervo da TV Cultura imagens de shows e algumas de suas (raras) entrevistas, como três programas Especial João Gilberto, gravados nos anos de 1978, 1983 e 1994, nos quais ele apresenta clássicos de seu repertório, como Brasil Pandeiro (Assis Valente), Tim tim por tim tim (Geraldo Jacques/Haroldo Barbosa) e Desafinado (Newton Mendonça/Tom Jobim).

Encontro de João Gilberto com Tom Jobim, em São Paulo, captado pelas câmeras do programa Metrópolis em 1992; um trecho da apresentação do violonista no Carnegie Hall de Nova York, em 1962, no concerto que lançou a Bossa Nova no exterior; uma conversa do músico com o programa Vitrine de 1994; e ainda imagens do curta-metragem Brasil, dirigido por Rogério Sganzerla em 1983, registrando o encontro de Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto são outros destaques do material de arquivo.

Mosaicos - A Arte de João Gilberto também terá material inédito. A cantora Miúcha, ex-mulher do cantor e mãe da também cantora Bebel Gilberto, relembra histórias do homenageado e, ao lado do violonista João Lyra, interpreta Izaura (Roberto Roberti/Herivelto Martins), Meditação (Newton Mendonça/Tom Jobim) e Samba da minha terra (Dorival Caymmi).

O programa conta ainda com as presenças de Ana Cañas, Juliana Khel e Daniela Procópoio, três cantoras da nova geração que apresentam releituras de algumas das canções clássicas do repertório de João Gilberto. Confira abaixo o repertório:

Repertório dos convidados:

* Izaura (Roberto Roberti/Herivelto Martins) com Miúcha e João Lyra
* É luxo só (Ary Barroso/Luiz Peixoto) com Juliana Kehl
* Coração Vagabundo (Caetano Veloso) com Ana Cañas
* Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) com Daniela Procópio
* Meditação (Newton Mendonça/Tom Jobim) com Miúcha e João Lyra
* Estate (Bruno Brighetti/Bruno Martino) com Juliana Kehl
* Adeus, América (Geraldo Jacques/Haroldo Barbosa) com Ana Cañas
* Samba da minha terra (Dorival Caymmi) com Miúcha e João Lyra

abs,

Um comentário: