Crescer e Amadurecer

Angústia, raiva, vergonha, amizade e confiança são alguns dos sentimentos que estão no caminho do processo de amadurecimento e autoconhecimento enfrentado pelo pré-adolescente Fernando nas visitas que faz ao pai que está preso. Em As visitas, lançamento de Edições SM, a rotina e suas relações familiares são modificadas não só pela ausência do pai, mas também pelo mistério que cerca a traumática prisão.

Ambientado em Buenos Aires, durante a ditadura militar, e narrado em primeira pessoa, o livro retrata a vida do garoto desde sua infância, quando tinha seis anos até a pré-adolescência, demonstrando as descobertas por meio de reflexões do narrador, exibindo seu fluxo de consciência e tendo como eixo central as visitas ao pai na prisão. Os capítulos são estruturados de forma assimétrica, revelando mecanismos próprios da memória e evidenciando as lacunas e hesitações típicas do discurso oral.

A autora, Silvia Schujer, também coloca em evidência a dificuldade do pré-adolescente em dialogar com a sua família e com os outros garotos da escola. Surgem as mentiras construídas para esconder o fato de que o pai estava preso, mas também aspectos positivos, como a relação com o motorista do ônibus que o leva ao presídio. Essa amizade com o motorista é uma das válvulas de escape para Fernando, já que é com ele que questões acerca do dia a dia são debatidas. Já a paixão por uma garota da escola serve como impulso para que o jovem prossiga em seus estudos e enfrente sua realidade.

Fernando amadurece ao perceber que não chegará a lugar nenhum se colocando na situação de vítima e culpando seus familiares por sua infelicidade. Como coloca o personagem, "foi a descoberta do século: ninguém conspirava contra mim para arruinar minha vida, percebe? Se os outros faziam o que faziam era porque estavam na sua e ponto". No entanto, até chegar aqui, é preciso montar, como em um quebra-cabeça, os diversos elementos da história desenvolvida a partir da memória do narrador, culminando em um final que leva a reflexões acerca de questões sociais e de como o jovem lida com seu passado.

Indicação de leitura a todos.

Agradeço ao Pedro Rizzo pela informações e indicação do livro

abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário