Call to Action

Acontece no próximo dia 21 de setembro, a maior mobilização social já realizada. Trata-se da “Call to Action”, que reunirá milhares de eventos ao redor do mundo em torno de uma só mensagem: os governos precisam se posicionar, definir e aprovar um acordo justo, ambicioso e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A cúpula de governos mundiais se reunirá em Copenhague, Dinamarca, de 7 a 19 de dezembro de 2009.

Batizada de Ação pelo Clima no Brasil, ela já somou mais de 150 atividades programadas para acontecer em todos os estados. A iniciativa faz parte da Campanha TicTacTicTac, uma aliança inédita de organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, grupos religiosos e pessoas que busca mobilizar, por meio de um amplo abaixo-assinado, organizações, públicas e privadas, redes e a sociedade em geral para pressionar os governos das nações que participarão da COP-15 a se posicionarem a favor de um acordo justo, ambicioso e comprometido. Todas as assinaturas colhidas fazem parte do banco de dados da campanha mundial. Além disso, a campanha incentiva toda a sociedade civil a proativamente organizar ações paralelas para debater o tema, podendo divulgá-las no site www.tictactictac.org.br. No endereço, também é possível acompanhar a agenda de ações em todos os países participantes da campanha.

Por meio de uma plataforma online, desenvolvida pela Avaaz, organização parceira da TicTacTicTac, qualquer pessoa ou organização pode cadastrar seu evento ou identificar algum evento próximo de sua localidade para participar no dia 21. Para isso, basta acessar o site da campanha.

Há iniciativas de todos os gêneros e tamanhos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o banco de dados reunia mais de 20 atividades, sendo que uma das principais será realizada no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista. A Caminhada TicTacTicTac acontece a partir das 12h. Haverá também uma flashmob (mobilização relâmpago) em frente ao prédio da Gazeta, na mesma avenida, também às 12h.

Já na cidade do Rio de Janeiro, a população pode se engajar em mais de uma dúzia de atividades, que incluem desde o plantio de árvores no Jardim Botânico, a partir das 10h. Chamado de Dia do Clima, ou Dia C, contará com a presença de diversas autoridades locais.

Na pequena Timbaúba, no Estado de Pernambuco, o dia começa às 7h30 com uma iniciativa da Natureza Viva, um desfile de jovens fantasiados de personagens defensores da natureza: curupira, boitatá, duendes, gnomos e índios se juntarão para apresentações culturais e distribuição de sementes de plantas nativas, além do plantio de mudas de ipê.

Ação pelo Clima no mundo

Com mais de 2 mil atividades registradas em mais de 100 países, o Call to Action promete ser uma data inesquecível na luta global contra as mudanças climáticas.

Em Fukuda, no Japão, os participantes pintarão seus rostos de vermelho e se concentrarão em um flashmob na área mais movimentada da cidade. Grupos em Kinshasa, na República Democrática do Congo, farão uma marcha da Câmara Municipal até o Palais de la Nation, a sede do governo daquele país, para apresentar a sua petição sobre as mudanças climáticas.

Na cidade de Papeete, na Polinésia Francesa, os participantes, todos vestidos de branco e segurando uma flor colorida, se reunirão em frente ao mar. Às 12h, todos elevarão sua flor ao sol, enquanto os alarmes de seus celulares, todos definidos com uma única nota de chamada (mellow), tocarão juntos por um minuto. A manifestação será seguida de um concerto acústico ao ar livre, no parque local.

O Brasil é o terceiro país do mundo em número de eventos da Hora de Acordar Global. Temos neste momento 158 ações cadastradas, empatadas com o Canadá. Mais que nós, apenas os Estados Unidos e o Reino Unido. E isso numa lista onde estão 120 países, segundo Aron Belinky, coordenador executivo da campanha TicTacTicTac.

E você, vai se juntar ao movimento?

abs,

Um comentário: