“De Cuba, com carinho”

A ACM Comunicação está sorteando dois exemplares do livro “De Cuba, com carinho” da blogueira cubana Yoani Sánchez. Para participar, os interessados devem acessar o site da agência - www.acmcomunicacao.com.br - e assinar a petição on line “Yoani Sánchez no Brasil”, criada para pedir às autoridades cubanas a liberação da visita da autora ao Brasil.

Yoani Sánchez foi apontada como a 31ª pessoa mais influente do mundo em 2008 pela revista Time [categoria “Heróis e Pioneiros”]. Em 2007, já havia sido eleita, também pela Time, como uma das 100 personalidades mais influentes do planeta. Parte desse reconhecimento se deve ao “Generación Y” blog em que Yoani Sánchez posta textos retratando o cotidiano de Cuba. O blog é traduzido para 17 idiomas e recebeu os prêmios Maria Moors Cabot [Columbia University /2009], Ortega Y Gasset [Periodismo Digital /2008], The Bobs [Deutsche Welle - Melhor Blog /2008] e Um dos 25 melhores blogs do mundo [Time/CNN].

O livro “De Cuba, com carinho”, que já aparece como um dos mais vendidos nos rankings do Jornal do Brasil, O Globo, Época e Veja, reúne alguns dos textos postados no blog que tem de 10 a 12 milhões de acessos por mês. Apesar dessa popularidade, os cubanos não têm acesso ao conteúdo do Generación Y e a autora não pode viajar para receber seus prêmios nos Estados Unidos e na Espanha.

De Cuba, com carinho é um belo livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes. E conta tudo isso em textos cheios de vida, humor e certo amargor, mas muita esperança.

A vinda de Yoani Sánchez ao Brasil estava prevista para outubro, quando seu livro foi lançado, mas apesar dos esforços, inclusive de autoridades brasileiras, o governo cubano não liberou a autora para participar do lançamento.

“É pouco provável que o governo cubano permita a visita de Yoani Sánchez ao Brasil para participar de palestras e outros eventos que estavam programados. Mas, é importante que a opinião pública, especialmente profissionais de Comunicação, a quem direcionamos o sorteio do livro, se manifeste contra todo ato de censura”, diz Walmir de Medeiros Lima, um dos criadores da ACM Comunicação, agência que periodicamente tem realizado promoções de livros como forma de estimular a reflexão sobre as práticas de comunicação.

Agradeço a ACM Comunicação pelas informações

abs,

2 comentários:

  1. Sigo o Jens; causa boa, porém, como mesmo mencionaste, caro cunhado, nada profícua, infelizmente: essas "autoridades" cubanas já pereceram há muito e não admitem... Uma pena: a causa deles era tão boa... Mas, como bem afirmou recentemente a irmazita de Fidel, aqueles caras deturparam tudo! O Poder, ah, o Poder...

    Sore o Teleton: sempre admirei esse movimento social, apesar de não apreciar causas financistas de coisas que o Governo poderia fazer (como Criança Esperança - devemos cobrar, e não dar esmolas!)... Mas o Teleton é uma causa humanista e passei a admirar ainda mais o genial Lewis desde que soube de sua doação ao projeto, por razões pessoais suas... Dôo sempre e acompanho, apesar de achar que falta um 'showman' como o Jerry por aqui: acho muito chata e sacal a longa cobertura com aquele monte de gente no palco, muitas das vezes sem saber o que fazer ou o que dizer... Mas assisto e dou o maior ponto: parabéns também por agires diretamente nesse ano! Salvando o mundo de novo, hein, meu caro?!

    P.S.: Why I'm not in the Pub's Roll?! I can't believe it, my bloody brother-in-law! Rs

    ResponderExcluir