Sobre o remédio - Abacavir

Ontem em meu twitter eu postei a seguinte mensagem:











Remédio para pacientes com aids está em falta http://bit.ly/axVtlf // E acredite, ninguém do governo sente pressa em resolver o assunto.

A matéria do Estadão cita alguns pontos como, a falta do remédio abacavir que é exclusivamente para os portadores da doença HIV, e também a relutância de muitos à trocarem ou substituírem o remédio por outros "genéricos" ou afins.

Existem coisas e fatos que nos fazem acreditar ter pouco poder como opinião pública. Mas acredito pouco nesta lógica da incredulidade, eu nada fiz além de divulgar o problema já postado pelo jornal O Estado de São Paulo. Mas eis que, para minha agradável surpresa, recebo uma informação do Ministério da Saúde pelo meu facebook.

Nota: Atualmente o Ministério da Saúde esta trabalhando nas redes sociais [ainda não sei por qual empresa] para ajudar à todos, tirando duvidas e respondendo questões vitais sobre muitos assuntos. E para minha felicidade, em meu caso, sobre o assunto citado... Veja:














Julio,

A falta do medicamento Abacavir acontece apenas em alguns estados. No entanto, as substituições por outras combinações já estão sendo feitas e os pacientes que utilizam a medicação já estavam alertados sobre a possível falta.

Até o fim deste mês, o fornecimento do Abacavir estará regularizado no Brasil. Vale ressaltar que não há pacientes sem medicamentos no país.

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Agradeço bastante a informação com rápida do Ministério, e à posto aqui para todos. Caso tiverem problemas relacionados à informação ou o remédio, postem aqui o comentário e vamos atrás novamente de respostas.

E sempre agradeço você, leitor do pub, que faz esse espaço ter a credibilidade, conhecimento e reconhecimento para informar e registrar nosso dia a dia.

Abs,


3 comentários:

  1. Maria Lúcia Gemmerich3:52 PM, abril 13, 2010

    Vale ressaltar que não há pacientes sem medicamentos no país. Com relação a esta vaga resposta do Ministério da Saúde, o problema não é paciente sem medimento e sim pacientes sem O MEDICAMENTO ABACAVIR QUE JÁ VINHA SENDO USADO CONTINUADAMENTE SEM PROBLEMAS. Será que quem respondeu esta nota tem noção dos efeitos colaterais destes medicamentos?
    Um paciente que já se habituou a um medicamento e tem seus níveis estáveis , tem que trocar o medicamento que está dando certo por falta de abastecimento? Isso é mais uma vergonha nacional, muito se gasta em publicidade e exaltação governamental , mas onde está a responsabilidade social ? Quem tem uma resposta precisa sobre este problema ?

    ResponderExcluir
  2. Quando nós temos um familiar usando Abacavir e esse familiar está com a carga viral zerada não
    importa se em outros Estados ha suprimento da
    medicação. Eu gostaria de saber do Sr. Ministro
    se ele aceitaria fazer o teste da substituiçao
    no corpo do própri filhinho dele arriscado a arcar com sabe-se lá quantos e quais efeitos co
    laterais ou ver a carga viral aumentada. Estou em pânico.Fçam alguma coisa.

    ResponderExcluir