Sete dicas simples para cuidar da sua saúde enquanto assiste tv

Para alguns, o declino da humanidade atual, enquanto para outros é o futuro certo para gerações a perder de vista. Assistir televisão não é novidade alguma. (E ao dizer isto lembro-me de ver épocas em que a telinha era algo de outro mundo. Hoje algo quase que natural em todo lugar na qual habita-se um ser humano com uma antena receptora adequada, ou não) O caso é que ela existe e nos faz lamentar ou não, o nosso dia a dia. Mas meu foco aqui, não será analisa-la, mas mostrar a você - querido leitor - como melhorar sua postura e saúde enquanto fica horas do dia a frente desta que existe apenas para entreter.

O Prof. Gil Lúcio Almeida é Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor e PhD por importantes instituições norte-americanas, também autor do livro O Engraxate que virou Ph (Ed. Porto de Idéias, R$ 24,50 no Submarino); Me mandou algumas dicas bacanas para todos aqueles que querem se sentir bem após horas na frente do último capítulo de sua telehistora favorita.

Neste momento de descanso ou, para alguns, de ócio criativo, prestar atenção em detalhes como a posição correta do corpo no sofá pode parecer exagero. Implicar então com o ângulo de visão da tela da TV já seria ir longe de mais. Mas, os seguintes detalhes podem influenciar no seu bem estar quando deixar o aconchego do sofá.

Vamos a elas:

  • Deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá por longo período pode gerar várias lesões na região do pescoço. Essa posição é pior quando deitamos com a barriga para cima e viramos a cabeça para focar a telinha. Se quiser deitar, o melhor é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco. Nesta postura, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles. Colocar os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco, pode ajudar na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés.
  • A melhor posição para assistir TV é a sentada, com o tronco levemente inclinado para trás e bem apoiado no sofá ou em almofadas.
  • A TV deve ser colocada de preferência em frente ao o tronco e em uma altura que não force a inclinação exagerada da cabeça para baixo, para cima ou para os lados.
  • Se estiver em uma poltrona colocada ao lado da TV, não gire o tronco para vê-la. Levante-se e gire a poltrona, de forma que sua coluna fique o mais alinhada possível com a TV.
  • A melhor distância da TV é aquela que possibilita uma visualização confortável.
  • Com o advento da alta definição, não existe imagem embaraçada, mas sim olhos que precisam de óculos. Use-os se for necessário para que você veja o mundo colorido da tela com contornos bem definidos.
  • Se você é daqueles que dormem assistindo TV, mesmo sentado, lembre-se que com o sono perdemos o controle da musculatura da cabeça e ela pode pender para um dos lados causando dores e lesões no pescoço. Neste caso procure sempre manter um apoio para a cabeça.

Viu? Dicas bem simples e rápidas, ou como gosto de dizer - Um guia (muito) básico para sobreviver ao começo de uma temporada nova da série favorita - para começar a semana.

Se tiverem mais dicas, é só mandar nos comentários, ficarei mais do que feliz em atualizar o post.

Bom começo de semana.

abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário