Trolls, Regras e Promoções [update]

Tudo começa com uma ideia e logo após, a iniciativa... E no final de tudo você acha que está fazendo uma coisa bacana, algo que faça uma pequena diferença na vida de alguém, um momento único para levar por toda vida.

E infelizmente nunca é assim.

No último dia 15 de Novembro eu estava no momento de sorteio da Promoção do Paul McCartney, selecionando os participantes de comentários e blogs e preparando para sortear os participantes do Twitter via Sorteie.me.

O que aconteceu?

Em devido momento, recebi um reply de uma usuária do Twitter, hoje com o nick de @natayaLove. Esta usuária me manda um reply com uma mensagem de que teria ganho a promoção, até então não sorteado por mim e muito menos divulgado neste blog - Os mais de 100 seguidores do blog ali ao lado, podem confirmar, mais os leitores de feed, já que recebem as atualizações em tempo real deste blog, e qualquer modificação e mudança.

Via Direct Message questionei de onde ela teria tirado a informação, ela responde nessas palavras: "Vi o link por ai". Caro leitor, como muitos já sabem, e outros não, é que os links do Sortei.me são divulgados apenas para pessoa que efetivamente faz o sorteio, sendo assim a única conhecedora do link no momento do sorteio. Ela insistiu que teria ganho, e novamente fiz a pergunta. Ela me manda a página com o nome dela sorteada pelo sistema do Sorteie.me (administrado pelo pessoal da Kingo Labs), e vi a página com meu @ do twitter abaixo, como se tivesse feito a promoção.

Novamente em Direct Message, questionei esta pessoa em como ela teria achado o link, e ela me respondeu apenas com um "Eu sei ver"... declarei que não me pronunciaria sobre a promoção se ela não me retornasse como tivesse conseguido aquela informação e disse ainda que, mesmo se ela tivesse sido sorteada, as regras eram claras, eu não aceito Twitter Fake ou Twitter feito exclusivamente para promoção. Itém 5 das promoções.

Esta pessoa então, me acusou do item não existir - como se eu tivesse publicado só para prejudicá-la - e que eu não poderia exigir qualquer regra, sendo que empresas grandes permitem a participação do twitter dela, ainda me acusou de fazer a promoção somente para obter seguidores no Twitter. Então à lembrei do item 6 da promoção "Não é obrigatório me seguir".

Eis então que percebo que estou trocando mensagens com uma Troll especialista de promoções. - Vou chegar ao ponto -.

Ao questioná-la novamente sobre como ela obteve a informação da página do Sorteie.me ela disse que apenas que sabia ver e que se eu divulgasse algum sorteio ela divulgaria uma lista de mais de 50 sorteados, prejudicando assim a promoção, a credibilidade deste blog e minha própria pessoa.

Não mais respondi a esta pessoa, bloqueei e fui verificar onde poderia estar o erro e algumas opções me vieram a tona como opções do que poderia ter acontecido:
  • Burlaram o sistema do Sorteie.me
  • Invadiram minha conta e fizeram o Sorteio
  • Tiveram ajuda de alguém, e se auto sortearam.

Automaticamente mudei minha senha, e em seguida entrei em contato com a Kingo Labs, entreguei a sugestão de que poderiam ter invadido minha conta, mas queria confirmar se ocorreu algo por lá. Também solicitei que as páginas, criadas pela Troll, fossem deletadas, eles que me retornaram o seguinte:


Olá, Julio. Tudo bem?
Infelizmente, não temos como te ajudar nesta situação. Como consta nos Termos de Uso do Sorteie.me (http://sorteie.me/termos.php), apenas oferecemos o serviço e não nos responsabilizamos por sorteios de terceiros. 
O Sorteie.me utiliza o Oauth do próprio twitter e não guardamos senhas dos usuários, mantendo a segurança de quem utiliza o serviço. Como você diz que alguém invadiu sua conta, entre em contato com o Twitter e peça para elas um comunicado oficial para mostrarem para seus seguidores e atestarem a veracidade da informação. 
Quanto aos links que foram sorteados: nós não removemos, pois isso deporia contra a credibilidade da nossa ferramenta. 
Explique para os participantes da sua promoção o que ocorreu. Transparência é muito bem-vinda nestas situações e acredito que eles irão, de alguma forma, entender.
No caso de dúvidas, estou à disposição.
Att,

Em outras palavras? Eles disponibilizam a ferramenta, mas utiliza-la é por nossa conta e risco. Não irão deletar as páginas criadas pela Troll (ou comparsas) com os supostos sorteados. Então fiz o sugerido. Entrei em contato com o Twitter - explicando toda a situação - e infelizmente a única informação que recebi até agora foi para mudar a senha, e eles retornariam após revisarem o acontecido.

Resoluções.

Primeiro, o que acho justo:

Todos terem a mesma chance de participar. E como toda participação, temos que obter algo em troca, o universo funciona desta maneira - somos matérias em constante mudança, nada se cria e muito menos de evapora neste universo. Por que não aceito Twtiters fakes? Pelo fato de não confiar em quem se esconde em nomes de terceiros ou fantasmas para poder ter opinião sincera sobre a vida.

Por que não aceito Twitter exclusivamente de promoções? Porque a promoção tem um foco simples de você divulgar aos amigos seus gostos pessoais, a brincadeira e com tudo tem uma troca, do meu lado, me agraciando com um clique e. quem sabe, um leitor assíduo que possa opinar e participar das próximas promoções.

Twitter feito só para promoções não são justos, eles ganham sem sequer utilizar a ferramenta efetivamente, não entendem a palavra "Social" e não ligam se uma pessoa usa o Twitter para falar com amigos, compartilhar fotos e a experiência de ter ganho uma promoção, por exemplo.  Um momento unico da vida. Eles simplesmente ignoram os outros participantes da twittosfera e pensam em si próprios.

Os especialistas:

Quem são eles? Uma seguidora do meu twitter e leitora do blog, após uma discussão com os envolvidos pela divulgação desta lista maliciosa - Sim, a usuária aqui citada, teve um parceiro de "reclamação e sorteado", um Troll amigo chamado de @TtOmbmx - , resolveu pesquisar a usuária aqui citada e esse outro cidadão, eis as contas encontradas desses especialistas em promoções:

Possíveis perfis da Nathalia:


Possíveis perfis do Tom (Wellington):

E ao pesquisar o nome desses cidadãos, descobrimos uma lista de promoções que eles ganharam, em minha concepção, de maneira injusta. 

Perceberam algumas semelhanças nessas contas? Todas são criados apenas para promoções.

As resoluções:

como deixei claro acima, eles encontram um modo de me coagir - sequestrando informações digitais para prejudicar a credibilidade da promoção, minha e deste blogue - prejudicando a totalidade de 2,690 participantes

Para quem esta participando pela primeiro vez, eis algumas das promoções que já fiz - todas com sucesso -:


Então, deixando claro à todos o que foi feito no sorteio. Simplesmente peguei todos os participantes, e sorteei por um sistema do Random.org totalmente seguro. E do blog e comentários selecionados por mim mesmo.

Clique aqui para conhecer os ganhadores - http://bit.ly/cFkciS
Aqui você conhecerá a lista que utilizei para sorteio para o Twtter- http://sorteie.me/retweets.php?link=kBx
Aqui você verá a totalidade de cliques e participações - http://kingo.to/kBx+

Agradeço novamente a paciência de todos e espero ter sanado as questões.
E, novamente, qualquer dúvida, é só enviar um e-mail para juliuspub@gmail.com

Abs,

Update: Resposta Twitter - 


Rose, Nov 17 10:23 pm (PST):
Hello,
We think your account may have been compromised, so please take these two steps immediately:
1. Change your password. After you log in, you can change your password at http://twitter.com/settings/password. Be sure to pick a strong, unique password you haven't used before. If you're having trouble logging in, request a new password at http://twitter.com/account/resend_password.
2. Check your connections. Check the Connections page at http://twitter.com/account/connections and revoke the access privileges of any third party applications that you do not recognize.
This help page has more information for hacked or compromised accounts:
http://support.twitter.com/entries/31796
Please let us know if you continue to experience problems.
Thanks!
rose

2 comentários:

  1. Pois, é Júlio, a Lei de Gerson ainda subsiste entre nós na versão 2010. É preciso levar vantagem em tudo, certo?
    Bom que você não se deixou intimidar por estes patifes.
    Um abraço. Pra cima com a viga.

    ResponderExcluir
  2. muito justo, velho.
    O foda da internet é que ela é a verdadeira oficina do diabo. Enfim.
    Nunca ganhei sorteio, nem rifa, e não faria nada do tipo pra isso.
    Gostei do esclarecimento, se todo problema fosse esclarecido assim, ia ser melhor pra todomundo.

    abraço

    ResponderExcluir