#BlogRetrô - Aquele sobre a Infecção...

Estava a visitar o blog de minha Luz e vi sua última postagem relacionado a uma blogagem coletiva sobre retrospectiva. O Blog Retrô - nome da blogagem coletiva - foi idealizado pela Elaine Gaspareto do blog Um Pouco de Mim, e já mobilizou alguns blogueiros bacanas, incentivando todos a relembrarem alguns posts mais importantes da vida do blog.

Gostei da ideia que me abre a possibilidade de comentar alguns posts desses sete anos de blog.

O Blog Retrô consiste em você selecionar um post antigo ou o que mais te surpreendeu nos últimos anos do seu próprio blog e comentar sobre. A ideia me chamou atenção pelo fato de, até hoje, muitos posts antigos meus ainda obterem visitas diárias de pessoas de várias partes do planeta, com vários interesses distintos. O que me faz destacar o primeiro selecionado, o post Infecção urinária.

Lembro de ter feito este post, para entregar um pouco mais de conhecimento sobre o acontecido com a modelo Mariana Bridi da Costa, de 20 anos que faleceu no dia 24/01/2009.

O caso teve grande repercussão pelo fato da modelo ter os pés e mãos amputados após o agravamento de uma infecção urinária. A doença não é novidade, e nunca foi, mas o modo que ela pode atacar (principalmente nas mulheres) foi o que me chamou atenção.

Então, nesta época, consegui informações com os médicos Fernando Ferragino, Adriano Francisco Cardoso e com o Hospital São Camilo (de São Paulo) para compartilhar com os leitores do blog maiores informações sobre esta doença. O post, até hoje, é um dos mais acessados.

O que mais me espanta são as localizações dos acessos. A maioria de brasileiros (ou países que falam o português), procurando informações sobre tratamentos. O que me alegra e me preocupa ao mesmo tempo, pelo fato desses pessoas não estarem procurando apenas informação, mas sim um meio de se tratarem sozinhas. Gostaria que todos esses visitantes fossem, primeiramente, se informar sobre realmente os próprios sintomas, espero que meu post tenha auxiliado para mostrar o nível de gravidade que pode ficar e incentivar todos a procurarem um médico para o tratamento correto.

Também percebi quantos acessos aparecem com palavras de procura para tratamento para crianças. Novamente me preocupo, porque não se deve nunca tratar qualquer possível doença por conta própria, principalmente com antibióticos e claro, nunca medicar as crianças sem um procedimento correto com o próprio médico.

Sendo assim, este foi o primeiro post que me mostrou a importância de uma boa informação e também a relevância que nossos blogs tem nesta gigante web. E por isto escolho ele como o primeiro retrô deste blog.

Até a próxima.

Abs,

Um comentário:

  1. Júlio, bom dia!
    7 anos de blog??? Meu Deus, será que chego lá?
    É muita honra para mim ter um blogueiro tão experiente participando, ainda mais sendo amigo da Luma. Muito obrigada por aderir, já linkei, certo?

    Sobre o post: eu lembro da morte da modelo, e realmente você tem razão quando fala no perigo de buscar ajuda médica na net. Se bem que talvez seja apenas pesquisa mesmo, mas as pessoas esquecem que há muitos erros naquilo que é postado. Se isso é verdade em relação a livros imagine na rapidez da internet!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir